terça-feira, 13 de dezembro de 2011

SIMILAR

Um pouco de nostalgia ou algo similar…
SIM_I_LAR…

23 comentários:

  1. O primeiro verso já é de uma profundidade infinitamente bela.Nascer dentro de uma pedra e romper de dentro dela.São almas enraizadas esboçando a liberdade e ao mesmo tempo reféns anexos.Só posso aplaudir!Beijos no coração! bbrian.

    ResponderEliminar
  2. bbrian,
    Encontrando-nos, aqui. Ao mesmo tempo, você comentando, eu lendo-te e lendo, também comentários escrevendo. Depois, releio e tento ver com outros olhos as mesmas palavras.

    SIMILAR
    Um pouco de nostalgia ou algo similar…
    SIM_I_LAR…

    Será caso de dizer não haver nada de similar à poesia? Esse lar da palavra em ideia e música, emersa no silêncio das palavras que chegam à voz ou escrita, o que nos mostra, diz, dá a habitar, é... Tudo & Todo; escrevi ontem, serve para hoje, amanhã e depois; a memória que fica, a que vai…
    Obrigado por vir(es), és uma companhia pre_ciosa... sem preço, como tudo que tem, é, vale... poesia :)
    Beijos do coração!

    ResponderEliminar
  3. diante da belíssima ideia de haver um poeta que canta para a raridade de uma árvore sobre uma pedra, fico com o ''algo similar''! diante da beleza de saber existir um poeta que presta atenção em um poeta que canta para a raridade de uma árvore sobre uma pedra, fico com a nostalgia...

    beijos, poeta***

    ResponderEliminar
  4. Francisco, porque fala de nost-algia? Que dor o aflige? Espero que não se importe de falar com desconhecidos.

    ResponderEliminar
  5. Olá,
    Ontem vi este comentário, achei curioso e interessante. A curiosidade vária e difusa, pego por uma ponta... "algia".
    «-algia
    (grego álgos, -ous, dor + -ia)
    elem. de comp.elem. de comp.
    Exprime a noção de dor (ex.: nevralgia).»
    O texto não pode ser dissociado da música, pois a ela se refere.
    O interesse, esse está relacionado com o que o motiva, a palavra nostalgia e o anonimato como ato ou desidrato onde a questão é levantada. Quando nada sabemos sobre quem, o quê e porquê, comentar o quê? O que quiser... é, no caso, responder sem deixar cair em "saco roto" a pergunta, obrigado por ela.

    ResponderEliminar
  6. O anonimato! Dizer que me chamo Brigite muda alguma coisa? Sou tão anónima com nome como sem ele. Não sou mais anónima para si do que você é para mim. Vejo a sua fotografia, que pode não ser sua sequer, vejo um nome e um sobrenome que podem ser inventados...Há muito mais do que o anonimato quer na internet, quer na "vida real"? Não creio! Como disse Shakespeare, não teria uma rosa o mesmo odor se não se chamasse rosa? A anónima Brigite, grata pela sua resposta.

    ResponderEliminar
  7. Brigite,
    Vou procurar o primeiro "texto" que escrevi comentando seu comentário s_eu... um eu que até podia ser duma pessoa conhecida, sem deixar assinatura. Agora, tendo um nome, não é mais anónima. Pode, quando muito... ser pseudónimo o nome usado. Eu sou heterónimo dum outro que se batizou Assim, assim encontrei para a identidade um sentido mais lato, cujo relato não abdica de nada. Muito menos... da oportunidade desta troca de comentários ;)
    Grato pela resposta!
    «
    15-12-2011 21:23:04

    ESPUMA AR_RASTA(DA)…

    A nostalgia é como tudo, pode ser saudável ou doentia e desagradável. Só conheço a saudável, tudo que se torna bebedeira deixa-me de ressaca precoce, passa depressa. Isto não diz do que seja, nem tal de_seja... Ou seja, se deseja, é de forma nostálgica :) A nostalgia, como tudo… é para quem a conhece. Quando não nos abandonamos a uma coisa, quando não há entrega, nunca chegamos a um conhecimento efetivo e profundo. Não reclamando pois esse tipo de conhecimento, posso dizer que conheço suficientemente um tipo de nostalgia curioso, a nostalgia do futuro! O que se têm sem ainda se ter, ou porque já se teve e se têm como saudade de algo em falta, para voltar a acontecer!
    Não sei se isto responde à pergunta que me foi feita, a curiosidade é sempre curiosa, ela tem foco virtual, com correspondência direta à visão, é fonte de imagens invertidas vertidas de forma a visualizar holograficamente um holograma, o que seria um produto abstrato da consciência e consta como realidade concreta do que seja uma ideia, somos seres paradoxais. Só os poetas a_percebem… verdadeiramente essa condição, em função do desdobramento do eu que fazem seu, para serem o que são, sendo outros: autores da metáfora, numa Física da Metafísica. Enquanto este conhecimento não se tornar ciência, não corremos o risco de ser aceites como deuses. De poetas e loucos, continuaremos a ser, loucos poetas que acreditam no poder criador da palavra, equilibristas na crista da onda do som onde nos tentamos equilibrar como a voz de nós que cavalga a palavra na onda do verso, no mar da poesia, onde o poema se identifica com a onda/ texto.
    Peguei no tema, procurando um pouco a nostalgia desses momentos perfeitos onde conseguimos dar a sentir o que sentimos... e sentimos, a poesia do poema ser o poema na Poesia. Nessas ocasiões, o género sai do género, é a própria espécie… O sentido torna-se tão vago como uma vaga pronta a rebentar, até ser apanhados na rebentação.
    Não me importo nada de falar com desconhecidos, com eles tive das melhores conversa da minha vida. Nada do que é dito é dito para ter um segundo sentido, quando o têm não é para ter efeito noutra altura ou deixar subentendidos, é a fruição do momento até às suas últimas consequências: primeiras e últimas, quiçá derradeiras; verdadeiros encontros do que é, do que deve ser, um encontro.
    /

    bbrian,
    Enquanto renascemos, estamos vivos! Quando isso não está garantido, é garantido que a dúvida é possível e a resposta inconclusiva! :)) Riu, atiro para trás das costas e nada "do dito" equilibro nos ombros, só o assombro interessa para quem se espanta sem pressa que passe - o efeito desse passe de magia - onde renascemos.!. Flor aberta, na semente da vida! Poesia, claro. Aquilo que transforma o sexo em amor e outras insignificâncias do mesmo… género? Não, a espécie! Da mesma espécie :))
    Beijos do coração!
    {Não me perguntem onde fui buscar o sexo, deve ter vindo na sinalética.!. Distraída distração, preenchendo a Hora, antes de sair...}

    Anónimo deixou um novo comentário na sua mensagem "Tudo & Todo":

    Natal é todo dia!É sempre tempo de RENASCER!
    Beijos no coração! bbrian.
    »
    Depois saí sem fazer os comentários a_notados… e já não voltei nesse dia, no dia seguinte já não voltei ao anterior; às três... foi a vez de lá voltar ;)

    ResponderEliminar
  8. Francisco, Renascer é tão abrangente quanto deve ser a nossa capacidade de nos libertamos de fatos, sentimentos e pessoas que nos aprisiona.Quem ama quer o outro feliz!
    Muitas vezes nos prendemos à teimosia e desafiamos a suavidade de perdas de pessoas ou sentimentos que se acham donos da nossa história.Aceitamos o jogo quando devemos fechar as portas àqueles que jogam com nossas vidas.
    Não lhe quero, não lhe posso mas nao liberto é a constância de muitos.Cabe a nós dar o xeque-mate. Renascer é ser feliz independente de outros.
    RENASÇA SEMPRE POETA!HÁ MUITA VIDA LÁ FORA!
    Flores sempre estarão abertas por todos os cantos, desejo-lhe milhoes de jardins , basta rega-los.Abra a janela que a vida é bela meu bom amigo! Beijos no coração! bbrian.

    ResponderEliminar
  9. Amiga, não sei se imito ou medito, junto Assim & Mim

    IMITAÇÃO

    se eu imito imitar
    então não imito
    estou a imitar

    se eu explico
    o que eu explico

    limito o explicito!
    Assim

    MEDITAÇÃO

    você diz o que quer
    eu leio o que diz,
    medito assim

    e se quiser
    eu quero

    você :)
    Mim

    Beijos do coração!

    ResponderEliminar
  10. Masoquismo? falta de um bom psiquiatra?
    Sei lá, sem solução!Estando feliz é o que importa! Beijos no coração!bbrian.

    ResponderEliminar
  11. bbrian,
    Li, não compreendi, acho que foi o que também lhe aconteceu; passe bem!…
    Não estranhe se não voltar a responder, este blog fica de férias e eu também.

    ResponderEliminar
  12. Então não compreendi mesmo.
    Boas férias!beijos no coração. bbrian.

    ResponderEliminar
  13. bbrian,
    Não que houvesse muito a perceber, eu tenho partilhado a poesia de Assim & Mim com os leitores/as, limitei-me a dar conhecimento da(s) poesia(s) do momento. Momentos que são sempre antecedentes/procedentes, o que não “procedeu” bem… foi a leitura lida como pessoal? A leitura deve ser sempre pessoal, o que se propõe na leitura, nos poemas, é sempre poesia. Viver de forma pessoal a poesia, é onde devemos dar importância ao género Poesia, isso tem literatura. Gosto de dar literatura a ler aos leitores, para que a vivam da melhor maneira possível! Cada um saberá qual é ou pode ser essa maneira, mas o desentendimento não é a melhor das maneiras e gera os piores modos. Não é o nosso caso, feliz_mente!…
    Às vezes sou provocador, não sei se será pro_vocação, não me desagrada a ideia embora também não me agrade, é um misto de isto com m… :)
    Vamos lá ver se a poesia ‘se’ dá como Poesia, Assim e Mim, variando o seu registo formal.

    BELEZA/ 'BELO'

    Não que não estivesse já convencido
    'agarras-me pelos cabelos'
    mas eis-me vencido arrebatado
    'para me derrubar'
    vencedor (nosso destino).!.
    'gracioso'
    Pronto a entregar-me à entrega…
    'na cama que nos espera!'
    (…nosso destino)

    Nessa energia que passas
    'no gesto um nu encanto'
    há chamas envolvendo a acha,
    'passo-o do sonho'
    meu pau aceso, estro
    'para o canto'
    de poeta erguido
    'enquanto 'se' escreve...'
    a sua musa, em tusa delirante!...

    Verto em Poesia a prosa,
    'acompanho entreabrindo'
    entrego ao ritmo com que que-
    'versos entre versos'
    ro erótico entrar em cada entrada
    'nosso dueto'
    poro, esporo, expor o corpo e alma
    'expondo-me a_mar ao céu'
    até te lavar de esporra, num esporro

    Longo saboroso sumarento – unindo
    'chove nos meus sentidos'
    num todo tudo – (O) Universo!
    'carícias de sentir'
    O O inchado de prazer no espaço
    'o O do olho'
    dilatado, de o ter e receber, até
    'preenchido pela vis(i)ta.!.'
    ao paroxismo de dizermos – Beleza!...

    (vou-me lembrar… para te segredar)
    '[vou-me lembrar… a a(com)panhar]'

    Convém ler também em separado…

    BELEZA

    Não que não estivesse já convencido
    mas eis-me vencido arrebatado
    vencedor (nosso destino).!.
    Pronto a entregar-me à entrega…
    (…nosso destino)

    Nessa energia que passas
    há chamas envolvendo a acha,
    meu pau aceso, estro
    de poeta erguido
    a sua musa, em tusa delirante!...

    Verto em Poesia a prosa,
    entrego ao ritmo com que que-
    ro erótico entrar em cada entrada
    poro, esporo, expor o corpo e alma
    até te lavar de esporra, num esporro

    Longo saboroso sumarento – unindo
    num todo tudo – (O) Universo!
    O O inchado de prazer no espaço
    dilatado, de o ter e receber, até
    ao paroxismo de dizermos – Beleza!...

    (vou-me lembrar… para te segredar)

    'BELO'

    'agarras-me pelos cabelos'
    'para me derrubar'
    'gracioso'
    'na cama que nos espera!'

    'no gesto um nu encanto'
    'passo-o do sonho'
    'para o canto'
    'enquanto 'se' escreve...'

    'acompanho entreabrindo'
    'versos entre versos'
    'nosso dueto'
    'expondo-me a_mar ao céu'

    'chove nos meus sentidos'
    'carícias de sentir'
    'o O do olho'
    'preenchido pela vis(i)ta.!.'

    '[vou-me lembrar… a a(com)panhar]'

    Vou pedir outro reg_isto…

    ECO

    peço da Poesia poesia
    para dela ser
    meu

    o que é nosso
    se ouço

    som do mar num oco
    Assim

    ‘L’O’U’CO

    meu espaço todo teu
    enche de som
    imagem

    onde tu vens
    ouvir

    a voz de meu a_mar…
    Mim

    ResponderEliminar
  14. Foi isso Francisco, tenho a falha de ler procurando os poetas. E de que vale minha procura perante o real e pessoal? Nada.
    Logo eu, sempre me achei tão ficcionista. Prestes a ir de férias, tempo que reavaliarei minha conduta.Mesmo assim alegro-me ser literatura.
    Mim e Assim como sempre encantadores.
    Beijos no coração! bbrian.

    ResponderEliminar
  15. Saudades meu bom e querido amigo!
    Esteja a salvo das armadilhas, livre como pássaros, leve como plumas, na paz de criança dormindo.
    Assim e Mim precisam de você intacto.
    Que 2012 chegue trazendo novos sonhos e muitos projetos de felicidade.
    Lance o veleiro ao mar, se tem aproveita,se nao tem arruma um aconchego bem macio.
    Beijos no coração! bbrian.

    ResponderEliminar
  16. Mim e Assim variaram o registro mas não a intensidade dos sentidos. como são entregues os dois ao mundo de sensores carnais que lhes rodeia o tato!!! sublime o encontro de um casal que se deseja.

    o quanto é belo o homem e a mulher se pertencerem!

    agora me ocorreu que sempre me refiro a eles dizendo Mim em primeiro lugar, seguida de Assim logo atrás. deve ser um registro feminino para o erotismo que jorra da poesia deles. não se passa por uma poesia assim sem que se seja tocada na natureza - no meu caso, na natureza feminina. os versos que estão aqui, especialmente, são trazidos à tona pela torrente de encontros que fizeram o casal chegar estar com a pele à mostra. belíssima entrega de ambos, bela a tua generosidade para com eles, os permitindo expor os poros suados e quentes de um amor recém feito. deslumbrante!!!
    a cópula entre o verso de Assim e Mim, quando grafados juntos, um entre o outro, é genial! transcende a ideia de poesia em separado e coloca o casal na mesma expressão verbal.

    não por acaso está escrito
    "(vou-me lembrar… para te segredar)
    '[vou-me lembrar… a a(com)panhar]'"
    é típico do delírio entre amantes querer guardar coisas para serem ditas ao pé do ouvido quando se misturam as emoções e as palavras são cantadas em delirante confissão.
    eu como leitora sinto as palavras ao pé do meu ouvido e me rendo ao Assim e a Mim como meu casal preferido na literatura contemporânea. não em menor pedestal, te coloco como o poeta que mais gosto de ler na atualidade de minhas procuras por boa poesia e no patamar de meu poeta predileto.

    sua obra é estimulante francisco.!.

    beijo, ***

    ResponderEliminar
  17. bbrian,
    Tardei para vir agradecer seus votos! Meus votos para mim e para você, eles acompanhem todos os dias: em beleza e alegria! Bom 2012!! Felicidades!!!

    ResponderEliminar
  18. E.
    É muito bom agradecer assim…

    PRAZER

    todo o prazer
    é teu modo e jeito
    e não há jeito…

    todo o prazer
    é você

    estando dentro de si (!)
    Assim

    REFAZER

    eu me desfaço
    e faço de novo nova
    tentativa…

    dizer o prazer
    é senti.lo

    sem parágrafos .(!).
    Mim

    ResponderEliminar
  19. francisco,

    imenso é receber teu comentário Assim para Mim!


    deslumbrei-me!

    ResponderEliminar
  20. Deslumbrante... a Poesia nasce do espanto! Já alguém, repetidamente repetido, escreveu. Obrigado, te agradeço. ***

    ResponderEliminar
  21. A poesia nasce do espanto.

    O amor também!

    ;)

    ResponderEliminar

Os comentários que receber serão pessoais, para receber resposta pessoal. Só divulgarei se contiverem esse pedido, justificando o seu motivo. O meu motivo é este, transformar a comunicação numa intenção íntima e (bem) pessoal.