domingo, 8 de abril de 2012

DEODORO

Deodoro, é este nome herdado duma carta dum bisavô, para a bisavó. Já essa mãe do avô morrera e dissera ao pai do meu pai, filho dela, não perceber a assinatura na carta. Carta de namoro, normal, duma ocasião em que viajara o namorado.
O avô nunca conhecera o pai dele por Deodoro, os papéis haviam ardido; desaparecidos. Ir a um cartório perguntar pelo bisavô, seria outra história; fiquei assim, com o nome herdado duma carta.

Deodoro

3 comentários:

  1. VELA ACESA

    as palavras ardem
    papéis voláteis
    ardendo

    espirais fina
    de fumo

    a vela ardendo!
    Assim

    ACESA VELA

    o tremular
    da luz bailarina
    teu cheiro

    dá a estearina
    derradeira

    lágrimas de cera!
    Mim

    Quando leio um conto, sou crítico; como toda a gente…
    Penso que poderia haver um motivo dado pelo bisavô à bisavó, para ter assinado Deodoro e ela ter esquecido. Penso que, com o regresso do namorado, a bisavó pode ter esquecido completamente a carta; pode até, nem ter querido saber que Deodoro seria aquele nome, para evitar não perceber a explicação?
    Explicações inexplicáveis, são das explicações mais comuns. Como seria pôr o Deodoro, o autor, a explicar como é que o avô, filho da bisavó, pai dele, deixara em claro esclarecer melhor o nome na carta. Qual o papel do pai, na preservação da carta?
    Certamente teriam tido acesso aos papéis “ardidos”, desaparecidos… certidão de nascimento do bisavô, conservatória do registo civil onde pudesse… ter alterado o nome?
    Qual seria o nome do bisavô? As histórias duma história são infinitas, mesmo a história sendo só uma!

    Pois é, emprestaram-me um transformador, estou com o portátil a funcionar.

    ResponderEliminar
  2. Funciona teu portátil e nós agradecemos!
    Não sejas duro com Deodoro... Bem sabes que os persona_gens agem com a imaginação de seus leitores e caberá a nós, que lemos do Deodoro acreditarmos na hipóteses que ele narra, pensando inclusive que o mistério se trata de algo muito delicado para a família e como não raro acontece, inventaram-lhe qualquer história para o nome apenas para não revirar o baú de recordações pouco dignas da bisavô :).... Quem sabe? O que sabemos é que Deodoro dividiu conosco uma história e devemos, como leitores, questionar, mas nunca duvidar! Todos os personagens são admiráveis! Eu, particularmente, gostei da história que ele contou e acreditei que ele acredita nela e fez dela verdade!
    Bom ler a continuação alfabética, embora tenha achado muito oportuna as tuas publicações extras, assim tive o prazer de conhecer, em texto primoroso, a importância emocional de Coimbra para o Coimbra!
    Beijo.*.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda bem que o portátil está operacional! jacira com pressa, aqui e agora.

      Eliminar

Os comentários que receber serão pessoais, para receber resposta pessoal. Só divulgarei se contiverem esse pedido, justificando o seu motivo. O meu motivo é este, transformar a comunicação numa intenção íntima e (bem) pessoal.