domingo, 23 de janeiro de 2011

SOBRE TUDO

(A Teosofia)
O que sabemos sobre alguma coisa não nasce do nada, tem sempre relação com o que nos permite pensar sobre as coisas. Nasce da observação, sobre tudo, da linguagem.
Tendo sido aluno e sendo professor, há muito entendi que todas as ciências ou artes se alimentam do vocabulário próprio que para si mesmas encontram e vão definindo ao longo do tempo. E esta é, a definição, a evolução, a história.
Em determinado momento não há, não tem de haver, uma história. Tudo nasce da consciência própria com que abordamos, temos e definimos um momento. Só que... um momento, ficando "um momento", é sempre uma forma "redutora" de falar do tempo. Um momento, é sempre tempo.
Quantos minutos, horas, dias, anos, vidas necessitarei para te falar da Teosofia? Hoje só me preocupo com 15min., o suficiente para esta breve introdução que já quase está no que o tempo previsto permite.
Usarei o motor de busca que geralmente uso, registarei um endereço onde... Leio:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Teosofia
«A Teosofia é um corpo de conhecimento que sintetiza Filosofia, Religião e Ciência. Tanto hoje como na antiguidade, a Teosofia se constitui na sabedoria universal e eterna presente nas grandes religiões, filosofias e nas principais ciências da humanidade,[1] e pode ser encontrada na raiz ou origem, em maior ou menor grau, dos diversos sistemas de crenças ao longo da história.
A teosofia foi apresentada ao mundo moderno por Helena Blavatsky, no final do século XIX, e desde então vem sendo divulgada por teosofistas em diversos países.»
(...)
A Teosofia, segundo Blavatsky, é "o substrato e a base de todas as religiões e filosofias do mundo, ensinada e praticada por uns poucos eleitos, desde que o homem se converteu em ser pensador. Considerada do ponto de vista prático, é puramente ética divina".
{A continuação não é para hoje, pelo menos, para agora. Para todos os efeitos a apresentação dum texto é tudo menos a sua leitura, deixo a leitura como algo a ser feito.}

Minha religião é a Poesia, essa arte nascida na e para "a palavra". Leva longe: é filosofia e religião, todas as filosofias e todas as religiões! Como uma exclamação o é na voz, dando ênfase, nas palavras, a Poesia procura o significado de alma: alma, lama, mala... procurando tudo, tudo tentando transportar, plantando na terra uma metáfora da planta que dê flor e fruto à Rosa.

5 comentários:

  1. "Minha religião é a Poesia, essa arte nascida na e para "a palavra". Leva longe: é filosofia e religião, todas as filosofias e todas as religiões! Como uma exclamação o é na voz, dando ênfase, nas palavras, a Poesia procura o significado de alma: alma, lama, mala... procurando tudo, tudo tentando transportar, plantando na terra uma metáfora da planta que dê flor e fruto à Rosa."

    Somos assim! Poesia!
    Parabéns, adorei o enfoque à Teosofia.
    Beijos e linda semana, Luli

    ResponderEliminar
  2. Encantador!!!

    És a autenticidade de um peito, a Verdade que prevalece. A Poesia independente do homem. Assim feito a Religião, independente do homem!

    Tão arrogante se adona da palavra, e faz e distorce como quer.

    A Palavra tem vida própria, forma realidade, não mentiras!

    Teu texto é incrivelmente belo.

    Obrigada por dividi-lo...


    Com carinho,
    =_=

    ResponderEliminar
  3. Sendo a tua religião a poesia, grande poeta Francisco,
    não necessitas de mais nenhuma. As palavras soltam-se da alma para ela.Adorei e já li...
    Respondo hoje.
    Bjito amigo

    ResponderEliminar
  4. Nobre poeta e mui querido amigo: Ah se a humanidade olhasse o mundo com os olhos da poesia, da bendita e sagrada poesia, tudo seria tão diferente... Meus parabéns pela sabedoria, excelente texto.

    Um grande e fraterno abraço, bjs

    ResponderEliminar
  5. Meu amigo,

    só agora reparei no link para este texto que tinha esquecido de comentar!

    Tenho comigo dois dos volumes d'a "Doutrina Secreta" da Blavatsky, que ainda me falta ler :)

    Grande abraço
    Jorge

    P.S.
    Contrariamente ao que diz o Platão, a minha religião também é a Poesia e a cidade deve ser entregue a esses poetas que Vivem e não aos que têm a morte como adoração :)

    ResponderEliminar

Os comentários que receber serão pessoais, para receber resposta pessoal. Só divulgarei se contiverem esse pedido, justificando o seu motivo. O meu motivo é este, transformar a comunicação numa intenção íntima e (bem) pessoal.