quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Dia 3

PONHA-SE NO MEU LUGAR

Agrada-me escolher a imaginação como lugar onde me posso visitar para tomar um chá, eu sou a minha amiga e ambas queremos falar de ti como a ausente que nos faz falta, sem esquecer a tua irmã. As quatro acabaríamos por jogar as cartas, nem desse modo ficaríamos caladas. É como um desafio que nem nos desafia, surge dum modo tão natural a nossa procura de palavras para fazermos companhia umas às outras. O Jaime diz que somos superficiais, interrogo-o sobre a superficialidade de falar da moda como quem analisa as cores e formas de vestidos ou sapatos, cabelos ou perfumes. Cala-se e dá-me um beijo, pede desculpa, diz ter ciúmes das minhas amigas. Confessa que não saberia tomar o vosso lugar e diz-me que o pus no seu lugar, sem me deixar perceber a profundidade do que quis dizer. Digo-lhe que tem de ajudar a minha superficialidade a mergulhar na sua densa matemática expressa em tão sucinta fórmula.
Depois de breve pausa, se eu e minha amiga formos uma, mesmo com o lugar da imaginação dando para várias salas de chá, somos apenas três se tua irmã e tu aparecerem? Convido o Jaime? Distraio-me escrevendo, vendo a escrita a sair dos meus dedos como notas musicais desenhando as formas duma partitura feita para seres minha intérprete e, de seguida, compositora. Não esqueças de escrever uma longa carta, sempre seguro tuas palavras como se viessem em papel e nelas pudesse tocar e sentir a pele duma presença tão forte... Teu espírito visita-me, faz-me companhia, nossa conversa apenas se interrompe, mas sempre se continua. Juntas poderíamos escrever uma "Novas Procuras No Tempo Perdido", faríamos companhia a Proust?
«Je ne sais s'il est déjà opportun d'en parler mais si je vous dis Proust, est-ce que cela vous dit quelque chose?»,
Ainda não falei da resposta do Jaime, deixou-me a pensar. Gostava de ser como ele, seria diferente do que sou. Teria de começar quase do zero, começar a conhecer-me de novo. Na verdade eu não conheço o Jaime que o Jaime conhece, não me conheceria de todo se eu fosse ele. @

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os comentários que receber serão pessoais, para receber resposta pessoal. Só divulgarei se contiverem esse pedido, justificando o seu motivo. O meu motivo é este, transformar a comunicação numa intenção íntima e (bem) pessoal.