quarta-feira, 6 de abril de 2011

NÃO DECRETO

«Não decreto nenhuma conclusão, entro nos versos…», do texto
Olá Sidnei,
Tentar fazer-me presente neste teu poema “ausente”!
A primeira coisa que me chama a atenção, um título em minúsculas. Uma forma de ausência, uma presença desapercebida, discreta? Não decreto nenhuma conclusão, entro nos versos… Tento ir nu, despido de pré conceitos, sem preconceitos, nu como gosto de ler os versos e, já agora :), de os fazer também. Surpreender o corpo, observá-lo com toda a nitidez. Vou tentar a ideia de “tábua rasa”, procurar (o) tema. Qual o tema do poema, uma identidade objectiva, a possibilidade de identificar um assunto? Assumo, vamos tentar dizer…
A musa, a ideia “me amuse”! Uma incursão, perdão pelo francês, sorriu e mostro os dentes… rio :))
Meu caro, a Poesia, esse momento onde a escrita encontra o verso, é o verdadeiro verso do real: o seu rosto. Escrever, prosar sobre a Poesia, escapa ao que ela é, é já outra coisa. A verdadeira tentação, a gratificante tentativa, deixá-la implícita, licita, genuína e generosa: o género rosa, como gosto de pensar e, às vezes, também, dizer. Abraço, abraços.
João,
Um comentário, enquanto abordagem dum texto, tentativa de compreensão do autor que o tenha escrito, ou qualquer subjacente intenção, é sempre uma procura de intimidade. Algo que me falta em relação à tua poética, ao ideário, à construção que possas usar com algum hábito. Hábito no sentido pleno, abarcando o significado de veste, guarnição, decoro, defesa, protecção, tanta coisa!...
Deixemos da mão todos esses significados, nada importa, importemos o título, deixemo-lo ultrapassar a fronteira da leitura, entrar na praia dos sentidos, procurar a nossa emoção deixar “Lugares (ainda) vagos” falar connosco. Su_gere-me e deixo-me gerir por esta ideia: o título trás consigo uma promessa, “lugares vagos” prontos a serem preenchidos durante o “ainda” onde irá andar a duração do poema. A partir daqui, tudo é leitura, tudo é poema! Parabéns. http://poemadia.blogspot.com/2011/04/lugares-ainda-vagos.html
Ainda não foi hoje que continuei CRÓNICO, com ligação ao dia de ontem, será amanhã.

2 comentários:

  1. Espero então o crónico:)
    Não consegui abrir os dois blogs que citas
    Bjito amigo.

    ResponderEliminar
  2. O blog é o mesmo, não conseguindo a ligação funcionar a partir do endereço, só mesmo copiando o endereço e colando na barra de endereços e fazendo a ligação. Para mim os endereços funcionaram na perfeição, pelo que nada alterei.
    Gostaria comentasses CRÓNICO (onde estou a acabar "A"), tens o meu email se preferires. Beijos, grande abraço!!

    ResponderEliminar

Os comentários que receber serão pessoais, para receber resposta pessoal. Só divulgarei se contiverem esse pedido, justificando o seu motivo. O meu motivo é este, transformar a comunicação numa intenção íntima e (bem) pessoal.