terça-feira, 27 de novembro de 2012

EFEITO PINÓQUIO


Pensar que se vai escrever é quase um suicídio da escrita, já que ela é uma entidade viva, pronta a respirar pelos poros da pele, onde ela não tem pelo. Ao assimilar o lado físico da escrita, encontro o mote para este texto cujo pretexto se prende com o "efeito Pinóquio".
Recebi um email alertando para ele, dele fazendo eco. Estou pois a ler as implicações do dito cujo efeito, o qual tem por base as reacções do nariz à verdade, melhor dizer, à sua ausência.
Deixo por e para leitura, uma hiperligação.
Como sabemos ser o efémero mais que mero risco, aqui deixo o texto.
A escrita, para não ser um suicídio, é a verdade dum acto, surge, urge, como – o próprio – Acto: vive o seu tear, urdindo: teatro!
«
23/11/2012 | 11:50 | Dinheiro Vivo
Um estudo realizado pela Universidade de Granada, em Espanha, revelou que o nariz muda de temperatura de cada vez que se mente, segundo o El Mundo, citado pelo Diário de Notícias. A temperatura varia consoante o tipo de mentira que é dita.
Segundo os cientistas Emilio Gómez Milán e Elvira Salazar López, do departamento de Psicologia Experimental da universidade espanhola, a temperatura do nariz desce quando a mentira envolve um grande esforço mental e aumenta de cada vez que faz aumentar os níveis de ansiedade da pessoa.
A investigação do chamado 'Efeito Pinóquio' faz parte de uma tese de doutoramento realizado na Universidade de Granada e, segundo o El Mundo, foi já publicada em revistas científicas.
»

5 comentários:

  1. fiquei vidrada na frase:
    «Pensar que se vai escrever é quase um suicídio da escrita»;

    a escrita, quando natural e parte de um talento, transforma a mais pequena motivação em texto inspirado! parabéns!!!

    verdade!!!!


    (entre narizes frios ou quentes, o bom mesmo é a mente fresca!)


    beijo.*.




    bela postagem.

    ResponderEliminar
  2. BM, Um BMW! ;) Chegaste num ápice... Beijos***

    ResponderEliminar
  3. Não sei o que é melhor ou pior: se é ser um pé frio ou um nariz quente! rsrs

    Que estudo interessante e doido :)

    beijoss

    ResponderEliminar
  4. Pensar que, a cada vez que se escreve, uma ideia se suicida de nós é mais interessante do que a coisa do nariz, sabia?

    Acho que, quente ou frio, uma mentira bem contada não muda a temperatura de nada. Podes acreditar! Quando a pessoa é a atacada pela patologia da mitomania muitas vezes ninguém desconfia. O Bom "Mentidor", quando mente, acredita tanto na mentira que ela passa a ser verdade para ele e quando algo se torna verdade para nós, vira verdade para os outros.

    Mas eu gostei mesmo foi do texto e de seu pretexto de notícia para o poder publicar aqui.

    Abraço.

    ResponderEliminar
  5. hahahahahhahaha eu com o meu nariz gelado de foca então minto mentiras que precisam de muito esforço. Viram? até para mentir eu escolho o mais difícil. hahahahahah

    Papi, você acredita nisso? Achei uma besteira, então os esquimós e quem mora no frio estão sempre a mentir de forma difícil?
    Tem cientista que devia arrumar coisa mais importante para fazer... rs

    Vou ficar e com o texto do Clark, sempre escrevendo sobre escrever. :))))))

    beiju.

    ResponderEliminar

Os comentários que receber serão pessoais, para receber resposta pessoal. Só divulgarei se contiverem esse pedido, justificando o seu motivo. O meu motivo é este, transformar a comunicação numa intenção íntima e (bem) pessoal.