segunda-feira, 11 de abril de 2011

folha 1

Imagine-se a bordo dum navio, onde encontra um micro livro de bolso… vou corrigir, um pequeno livro de bolso; com um subtítulo sugestivo: breviário d’um poeta.

Como vou apresentar o livro, fazendo-o acontecer na partilha da vida deste blog, escolho a ver_tente… ficção. Ler aos poucos… um livro do qual ainda não conhecem o título.

Trata-se, para já, de um livro sem capa; mergulhamos no miolo directamente. Vai ser uma série longa, até à folha 64. Desdobrando as folhas em frente e verso, teremos 128 entradas.

Como anotar a série?

frente 1, verso 1; frente 2, verso 2… Não

folha 1, verso 1. Sim

A nossa ficção queda-se por nos imaginarmos a bordo dum navio com um livro, sem sabermos o titulo do livro? Sim. Imagine-se também na posse duma Sebenta onde, na capa, escreveu “ANOTAÇÕES”. Se nos quiser dar a ler… a viagem vai começar. Uma particularidade, o livro é apócrifo!

Talvez esta particularidade seja + um elemento ficcional, somemos-lhe outro: Livro e Sebenta são oferecidos aos passageiros no inicio da viagem, às crianças pequenas são dados lápis e Sebenta.

Como num cozinhado, onde apenas se conhecem os ingredientes, esta é a receita.

Como o livro é apócrifo e não tem uma história conhecida, por exemplo ter sido deixado debaixo do colchão duma camarata de estabelecimento prisional utilizado com fins de repressão política (Guantanamo não serve, não tem camaratas), imaginem o que apetecer. Pode ser num país Árabe onde foi parar por acidente, de forma acidental, um ocidental dissidente, não se sabe de quê, por motivos religiosos?

3 comentários:

  1. Começaste a publicar o Breviário d’um poeta?
    «Como num cozinhado, onde apenas se conhecem os ingredientes, esta é a receita.»
    Enjoo a viajar de navio:)
    Ainda bem que obrigas o leitor a imaginar.
    Bjito amigo, da sempre amiga.
    Gostei do teu comentário no meu blog:)

    ResponderEliminar
  2. Sinopse
    apócrifo,breviário,
    alguns ingredientes
    instigantes
    para ler o livro imaginário,
    a ser imaginado?

    Efigenia

    ResponderEliminar
  3. Adorei tudo! A idéia, o navio e principalmente
    o livro de poesias de bolso. Já me sinto dona dele! Achei um tesouro e só eu sei o que existe
    dentro dessa "caixinha mágica".
    Depois que eu terminar de ler, minha vida nunca mais será a mesma.
    Que viagem fantástica!!!

    BJS

    ResponderEliminar

Os comentários que receber serão pessoais, para receber resposta pessoal. Só divulgarei se contiverem esse pedido, justificando o seu motivo. O meu motivo é este, transformar a comunicação numa intenção íntima e (bem) pessoal.