A minha visão da poesia e da sua linguagem é nela procurar e encontrar a emoção de ler e fruir um poema, isso presta-se a procurar duas coisas mais evidentes, a forma como é construído, o que nele terá sido dito, um terceiro elemento é a-pro-fun-dar procurando a intenção, isso torna tudo mais esotérico. Um terceiro elemento pode ser revertido, a intenção com que o poema é lido. Este “terceiro elemento”, torna a análise crítica um exercício com tanto de estéril como de delírio.
«um carrossel elástico e não linear», este verso ilustra a ideia guardada e a percepção vivida durante a leitura, a plasticidade verbal, a sua não linearidade; «o carrossel e toda a energia» outro verso que transporta uma imagem, aborda e borda, a importância da energia que se sente alimentar toda a composição; «todo aquele pó mago açucarado» alimento de magia e doçura, um cativar despertando, o lado material/sensorial; «um enorme átomo de liberdade» importância dum verso, coesão do poema, fecho aberto na abertura do final encontrado! Dando a satisfação no gozo/ do gosto: «amparo-me no pó-de-açúcar», a doçura: «sortudamente». Parabéns!
Voltei à página COMENTÁRIOS, onde pretendo juntar os comentários deste mês quase a findar.
Surpreendes-me sempre quando te leio, amigo Fran!
ResponderEliminarA excelência é o factor chave da tua prosa.
«A minha visão da poesia e da sua linguagem é nela procurar e encontrar a emoção de ler e fruir um poema, isso presta-se a procurar duas coisas mais evidentes, a forma como é construído, o que nele terá sido dito, um terceiro elemento é a-pro-fun-dar procurando a intenção, isso torna tudo mais esotérico. Um terceiro elemento pode ser revertido, a intenção com que o poema é lido. Este “terceiro elemento”, torna a análise crítica um exercício com tanto de estéril como de delírio.»
Que o leitor saiba entender a mensagem:)
Bjito amigo