domingo, 24 de junho de 2012

CONSCIENTE


«O óbvio  é azucrinante. – Eis uma boa resposta às dúvidas estrondosas»,

Vou ficar refém destas palavras, por isso, esqueço-as. Melhor será deixá-las, dizem apenas o que quiserem e forem capazes. Se isso é tudo e tudo é isto, isso e isto, o tudo do todo se completa!
Depois de ler Freud fiquei com frio na espinha, os cabelos eriçarem na nuca. Só à noite, quando já sonhava profundamente adormecido, me apareceu F. transformado em fantasma. Percebi que tudo se perceberia, se ficasse bem claro como me era caro perceber o subconsciente.
Deixei o subconsciente falar: - Piu!?

9 comentários:

  1. O Wenceslau de "Consciente" é o mesmo de...? :)
    Boa semana!

    ResponderEliminar
  2. O subconsciente é sempre muito intuitivo Poeta, não deixa dúvidas.
    Beijos no coração!

    ResponderEliminar
  3. O consciente é a gota
    o inconsciente o oceano.

    Com esta frase de minha autoria, começo a análise,

    Maria Limeira ou Maria João Oliveira escreve muito bem. Faço a ressalva para que todos leiam a divertida forma com que ela escreve. Provavelmente se trata de uma mulher com mais de 60 anos, conclusão simples de tirar devido as temáticas preferidas e a falta de necessidade da exibição de uma foto de profile.

    O primeiro autor é um gaiato(a), sujeito que leva a vida a observar o que lhe rodeia e a selecionar o que presta ou não presta para si, tendo perfeito controle do que deseja e do que repudia. É um ser discreto mas atuante na sociedade da qual faz parte. Tem grande preocupação social, sobretudo com as crianças. Diverte-se vendo comédias com o Peter Seles e provavelmente não teve muita sorte no amor. Sonha muito e acredita em reencarnação.

    O segundo autor é alguém cujo trauma infantil deu lugar ao questionamento dos mecanismos da mente. Fez do estrume perfume, deu o que chamamos na psicanálise de arrombamento nas portas do inferno. Recuperou-se sozinho de seus medos e fantasmas, usando para tal a habilidade de escrever, única fonte segura de afecto que encontrou durante a vida. É de certa forma exibicionista no que diz respeito a sua inteligência, muitas vezes substimando a inteligência alheia. É distraído das coisia materiais e muito ligado ao pensamento lógico.
    Quero alertar ao personagem que existem pessoas capazes de amá-lo, basta que ele deixe acontecer uma relação realmente profunda e comprometida. Percebi uma rejeição natural do afecto tradicional, casamento e família.

    O Blog está ótimo, meu amigo.
    Abração.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. C.C. você arrasou! Cá continuamos num rodízio de autores de Contos Breves. Eles vão surgindo como peças cortadas à peça... como num rodízio de Letras. Explicar o quê a quem psicanaliza!
      Abração

      Eliminar
  4. Poxa Coelho, da nome aos. Assim fica dificil!Beijos nos corações!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida, EMD foi super... ela é muito pedagógica!
      Beijos do coração!

      Eliminar
  5. francisco,

    adorei conhecer o blog de maria limeira, ela escreve muito bem!

    estamos então no campo do inconsciente e do consciente. adoro o tema! em um dos meus blogs tenho uma frase sobre.
    por falar em frase, adorei a do carlos,
    «O consciente é a gota
    o inconsciente o oceano.»

    bem pertinente!

    li os dois autores: o primeiro, que corresponde a citação no início do post e que tem o link que leva até o blog excelente de Maria José limeira
    http://maria-limeira.zip.net/arch2011-11-01_2011-11-30.html#2011_11-10_00_01_57-117535357-0

    e o wenceslau, que nos visita pela segunda vez. a primeira foi em diacho http://diariodedetrasii.blogspot.pt/2012/04/diacho.html, conto que para os brasileiros tem um tom perturbador, pois diacho no brasil é o mesmo que .... o opositor de deus (não adianta, não falo "aquele nome") e que continua na linha do questionamento filosófico quando nos fala do consciente.

    não sei quanto a o teor válido de analisar um personagem, mas estou achando ótimos os perfis do doutor coelho.

    permanece aqui a qualidade do diário de letras e o mecanismo de ir publicando autores dos contos breves, a_crescidos de novos contos e citações que nos apresentam outros autores, é muito bom!


    um beijo.*.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Espero que MJL venha para poder ver teu comentário, lindo! Bjs

      Eliminar

Os comentários que receber serão pessoais, para receber resposta pessoal. Só divulgarei se contiverem esse pedido, justificando o seu motivo. O meu motivo é este, transformar a comunicação numa intenção íntima e (bem) pessoal.