quinta-feira, 21 de junho de 2012

EFEITO ESPECIAL


" O neurótico constrói um castelo no ar. O psicótico mora nele e o psiquiatra cobra o aluguer."


O que leva uma pessoa a interessar-se pela outra é quase sempre o despertar duma troca, uma troca de emoções. Uma das pessoas interessa-se por qualquer coisa na outra, a outra interessa-se por esse interesse. A emoção, essa semente da poesia que as pessoas partilham, surge poesia na Poesia, como uma forma de escrita. Elementar… ter formas de afecto é, com efeito, a matriz.
"Matrix", um filme que se faz com o que pode ser tudo, tudo que é a vida, uma luta alienígena com a criação dos sonhos que nos levam a criar novos mundos? A certeza surge óbvia, como pergunta sem resposta, reposta na pergunta, dúvida apenas, sem procurar certeza alguma. Embora esse seja um "efeito especial", esperamos sempre uma resposta!

8 comentários:

  1. A ideia de criar biografias – levou-me ao texto de hoje, 'biografia' dum filme intrigante:
    MATRIX. Claro, uma pro_vocação…
    A biografia como interpretação, escapando ao Tarot ;)

    ResponderEliminar
  2. belo texto, grande contexto!

    o que leva uma pessoa a se interessar pela outra é a troca. perfeito. por isso é bom ver um casal apaixonado, trocam entre si e apenas entre si e se dão por satisfeitos com as trocas que fazem, trazendo coisas novas e renovando as velhas. triste é quando uma das partes troca tudo com todos, aí entra a matrix... uma ilusão. alguém iludindo alguém e se iludindo.
    fiz o paralelo do texto com as relações íntimas, levada pela primeira parte do texto, mas aprofundando no santiago posso dizer que ele já desconfiava da existência do mundo de Maya, ou mundo das ilusões, a matrix... no primeiro texto observa um bichinho, leva o bichinho consigo durante todo o dia na lembrança e só sossega quando cria para o bichinho um conto, uma ilusão de bichinho, o bichinho dele.
    :)
    a resposta que santiago espera é a que todos esperamos, não queremos ser enganados, queremos saber, no fundo de cada coisa, onde é que fica a verdade verdadeira, verdadeirinha, aquela que nos protege de ser surpreendidos por um elemento alienígena, seja um sentimento antagónico, seja uma traição dos nossos valores, seja um facto inevitável, seja até a morte! algo que não contávamos e que pode destruir nossos sonhos. quem de nós prefere a ilusão? acho que ninguém.
    o filme matrix fez grande sucesso por fazer enorme sentido. todos nós intuímos que há algo estranho... e há. a falta de liberdade por exemplo nos computadores, a forma como ficam monitorados em nossos emails, celulares, ruas, segredos.. a forma como sempre acabamos fazendo o que dita a moda, a regra, a novela, o filme, o governo.. enfim! é mesmo inquietante. bem, deixo as divagações psicológicas para o C.C. :)

    como contribuição, trago o meu amigo particular, o mestre Ian Mecler, rabino e estudioso da cabala para nos falar da matrix:
    (copie e cole o endereço no navegador)

    http://www.youtube.com/watch?v=6E9r-ogA7Cw

    vale a pena ver. ;)

    estou adorando os textos, as suas junções com os autores dos contos breves e as contribuições do C.C.

    um beijo.*.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eleonora,
      Grande fôlego, parabéns!
      Deixei hoje na abertura uma frase minha, quem sabe terei biografia clínica ("bombardeamento cirúrgico"?) do C.C.!
      A mesma foi tirada dum site onde podes criar um site, está dado conhecimento, a quem interessar!
      Dás conhecimento dum filme que permite aceder a muitos outros... interessante.
      Um beijo

      Eliminar
  3. Gosto desse tema.
    Vou pensar mais sobre ele. Talvez, também escreva. E gosto do Matrix.
    Brinco, dizendo que ganhei algumas habilidades por causa dele.
    Sei lá. Vai ver ganhei :)
    Beijoss

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. B.F.
      Grato pela visita, não me deixou esquecer a actualização da lista de blogs!
      Fico aguardando seu texto, curioso para captar as habilidades mencionadas? Expectativa...
      Beijoss

      Eliminar
    2. Da frase: e assim o Coelho fica rico e nunca entenderá seus pacientes.Beijos no coração!

      Eliminar
  4. Gostei da gargalhada Coelho. Beijos nos corações!

    ResponderEliminar

Os comentários que receber serão pessoais, para receber resposta pessoal. Só divulgarei se contiverem esse pedido, justificando o seu motivo. O meu motivo é este, transformar a comunicação numa intenção íntima e (bem) pessoal.