quinta-feira, 28 de junho de 2012

(A)CERTA


«Dá trabalho apetecer!...», M.B.

Não apetecer é bom, tão bom como qualquer certeza. Mau é quando vai contra outra certeza maior, melhor ou mais certa, aquela que acarreta uma necessidade. Saber o que é necessário é a história de todas as vidas, tem de alimentar os contos para sentirmos que são bons ou, pelo menos, valem a pena! Quando isso acontece é como uma farpa colocada no dorso do touro, corre-se um risco mas é certo o prazer. Depois tem esta dimensão física dum risco que dá à escrita uma vitalidade, como só a própria vida faz, permite. A ficção ultrapassa os limites da linha e escreve a página. Não importa o tamanho, é como as certezas, em última ou mesmo na primeira análise, importa a importância. A certeza trá-la consigo quando isso acontece, não há dúvida, é certo.

4 comentários:

  1. francisco,

    pela primeira vez na história de minha vida como leitora de seu blog, tenho que dizer uma coisa contrária ao texto: apetecer é bom demais! posso ter o trabalho que for para me apetecer, nem me importo, porque vale o esforço! :)


    zero veio como um nascido com nome de avião de guerra e agora fala das importâncias...

    gosto dos textos do zero.

    sabia que estou curiosa para saber o que virá no mês que vem???


    beijo.

    ResponderEliminar
  2. Oi Eleonora,
    Ficou "comentadora de serviço"... ainda bem te encontro! O Coelho já perguntou à Olara por onde anda, eu deixo para a bbrian essa interrogação :)
    Quanto a seu comentário, creio que foi ler na ligação e está comentando da leitura que fez lá. Aqui, o que trouxe, o que retenho... é mesmo «Dá trabalho apetecer!...»
    Trata-se de uma afirmação cheia de reverberações, ecos, ondas... O apetite não dá trabalho, pede trabalho se o temos e temos de procurar satisfazê-lo.
    Soltar as frases, fazer a escrita solta saltar, estou nessa onda... Hoje entrei na mudança, o mês já começou a mudar! Acabei a série masculina e vou descansar de Contos Breves.
    Ah, podes clicar na foto a ilustrar o texto de hoje, vais gostar, leva a viajar. Bom, beijos, Sábado feliz!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. exatamente,

      me referi ao texto do link, o que vai dar ao blog "Coração entre palavras".

      sempre sigo cada um dos links, mas não ia clicar na foto se você não me alertasse. ;)

      aguardo o mês que virá,
      este foi demais! :))))

      sábado feliz idem, idem, francisco,
      vou ler o publicação de hoje.

      beijo.*.

      Eliminar
  3. Francisco, não penso apetecer dar trabalho. Apetecer muitas vezes requer saber, capacidade...Sei ler com minha emoção e às vezes me sinto ridícula comentando Poetas e Escritores assim como Você e outros. São momentos que deixo-me dominar pela razão e fico silenciosa esperando passar. Sempre estou lendo e acompanhando Você Poeta Maior.Beijos no coração!

    ResponderEliminar

Os comentários que receber serão pessoais, para receber resposta pessoal. Só divulgarei se contiverem esse pedido, justificando o seu motivo. O meu motivo é este, transformar a comunicação numa intenção íntima e (bem) pessoal.