sexta-feira, 1 de junho de 2012

SIGNIFICADOS USUAIS


«Todos os dias tenham, possam ter, um diálogo que complemente este Diário»,
António de Todos os Santos

Um verdadeiro Diário, daqueles que escapam a serem um registo disperso de impressões ou anotações, as mais diversas, tem sempre a ideia de viagem associada, pois regista uma experiência determinada onde embarcámos/ embarcamos.
Na verdade chamo a este blog “Diário de Letras”, desafiando as palavras a ganharem algum significado mesmo onde o não têm de forma garantida. Um pouco como conseguir respirar fora dum universo conhecido, enfrentando os significados usuais.
De certo modo, este mês, vou fazer um verdadeiro diário. Embarcando num acompanhamento diário... vou tentar, do que possa acontecer neste Diário das Letras II e nos “blogs associados” de quem partilhe leituras. Facto mais curioso, de quem partilhe escritas.
O Coelho conseguiria provar não ser FC, o que se (SE/se) escreve no perfil deste blog, se desse fotos e factos (fatos brasileiros :) da sua existência. Não o desejo, cá... temos o nosso “médico psiquiatra” com licença poética para falar de doentes seus suicidados, isto torna impossível vencer a carapaça de mistério do personagem em que se transforma. Registo, no dia em que, nos transporta "CINCO AUTORES EM BUSCA DE UM PERSONAGEM".
Todos os dias tenham, possam ter, um diálogo que complemente este Diário. Está feia a frase que passa a servir de epígrafe a este diário, cuja expectativa de vida, para já, é chegar ao fim deste mês. Embora tudo indique possa ser apenas um belo despertar para a imortalidade – garantida quando se olha para o horizonte literário – da escrita!

António de Todos os Santos, autor (in)confesso de (série masculina de Contos Breves)...

13 comentários:

  1. Aaaaaaaaaaaaaaaaaaagora eu entendi o porquê da inspiração!
    Poeta de todos os versos e universos!

    Beijo carinhoso.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Teca,
      Não foi só a música em video o que me inspirou ;)
      Beijo carinhoso.

      Eliminar
  2. Poeta, eu acho que o Francisco cheira a Coelho e outros mais.
    Fico matutando, matutando e nunca sei quem é quem, eu jurava que conhecia sua escrita, e conheço bastante mas vocês são tantos que eu fico perdidinha.Me emociono e ao mesmo tempo rio do Coelho me incluir nessa.Ele deve tá precisando de um bom psiquiatra.
    Quanto ao seu blog já é sucesso, imortalidade garantida e não é porque sou puxa saco não, a verdade sua escrita encanta e seus leitores são de primeira linha.Falando por mim, aqui me sinto em casa no sentido acolhedor.Quanto a decifrar os enigmas vou tentando.Parabéns Poeta! Viajei no video. Beijos no coração!

    ResponderEliminar
  3. Olara,
    Seu nome veio do barro primordial, com sopro divino! Adivinho? Só pode ser.
    Francisco só sou responsável por Mimo, se Mima aceitar, hoje ainda o deixarei falar...
    Suas opiniões, são/sejam bênção!
    Beijos do coração!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Poeta, Mimo, Assim, Mim, Francisco Gigante das Letras tem a palavra concedida sempre.Nós os leitores agradecidos e encantados. Olara sei lá, veio do barro, da natureza, do simples, a procura dos sentidos normais de um Ser concebido a todos em igualdade. Do sopro que chamamos Divino temos todos.Alguns como no seu caso sabem melhor sentir a brisa.Beijos no coração!

      Eliminar
  4. o nome "Diário de Letras" para mim está mesmo associado ao ir viajar. partindo daqui, já conheci lugares/pessoas/palavras de grande valor. :)

    antónio, ouve cá, acho que seria difícil o carlos coelho ser o francisco, a forma de escrever pode ser criada e ampliada em sua forma/fórmula, de modo a iludir quem lê, sendo possível um mesmo autor ser vários escritores, se assim o quiser, bastando inteligência e dedicação, coisas que sobram ao francisco. porém, existe um dado que para mim é crucial e definitivo quanto ao autor deste blog ser ou não o coelho na cartola: ele não teria o menor interesse em sê-lo, pura e simplesmente ele não estaria motivado a dar prosseguimento a existência de alguém que, a princípio, existe para comentá-lo! acho até graça da possibilidade. pelo que acompanho da obra dele, seria preciso uma grande motivação literária para tal, o que penso não ser o caso. se queres saber, até eu já fui dada como FC, o que muito me honra, claro, mas que não teria o menor cabimento, visto que o que faço aqui é comentar e só e nem de longe com a categoria das letras de FC.
    agora, surpreendente para mim foi a sua revelação: ser o autor da série masculina dos contos breves, demais!

    fique tranquilo quanto a identidade de FC... mas quanto a sua... pense se existes mesmo ou se és mera projecção criativa... ;)

    adorei o texto!
    ótimo vídeo.

    um beijo, porém... para o franciscio ;)

    ResponderEliminar
  5. Pois é Eleonora, eu fico que nem cão caído de caminhão de mudança.
    Não imagina que sinto a presença de uma outra pessoa que nunca foi mencionada aqui,rsrsrs!É muito louco e ainda apareceu o Coelho para confundir mais. Vou pedalando minha bicicletinha velha, quem sabe chego à Grecia. Beijos nos corações!

    ResponderEliminar
  6. bbrian,
    a imagem de tua bicicleta, indo em direção ao mirante grego de beleza branca, me fez pensar em ti, em ver uma imagem tua em movimento. Pensei assim:
    teu vestido com pequenas flores coloridas, espalhadas de forma a parecerem um jardim de delicadezas em um fundo branco, no tecido levinho de algodão; teus pés descalços a rodar os pedais pareceriam os de uma bailarina a subir uma escada imaginária; teu chapéu na trama de uma palha que se deixasse vazar pequenas gotinhas de sol, iluminando aqui e ali a tua pele do rosto; a bicicleta com uma cestinha onde repousasse uma duzia de sempre vivas, colhidas de teu quintal; nada de malas, só um caderninho de versos, encapado por ti com o retalho de um veludo azul marinho, herdado da avó; coroava-te um lenço azul celeste a volta do chapéu, amarrado de forma a ter asas, alinhando-se em bailado com o vento e deixando atrás de ti um caminho de céu... a Grécia te esperaria para te guardar com ela...


    um beijo.

    ResponderEliminar
  7. Gente, meu coração não aguenta tanta emoção.Sou mesmo uma mulher que gosta de usar vestidos, calças compridas so mesmo no frio. Chapéu usei ontem e dizem meus amigos(as) que sou abusada.Bailarina sempre fui uma no meu mundo de Alice.As flores eu amo de paixão e realmente planto no quintal.A cestinha é mesmo minha bagagem, preciso tão pouco para ser feliz.O caderninho às vezes nem isso, escrevo no ar, na lua, no rochedo, nos muros...As asas acho que sou ave. A Grecia estou lá levando sonhos...
    Eleonora, até no seu coração eu tento ir.Sou mesmo uma abusada!
    Você absurda de Poetisa e ainda Boneca. Beijos no coração!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. você é transparente como um cristal límpido, bbrian! te ver é fácil! para te materializar é só deixar vir as imagens que acompanham as tuas palavras e depois juntá-las com a especial delicadeza com que você as pinta, és o seu coração exposto para nós e o seu rosto!





      um beijo!

      Eliminar
    2. Eleonora, nos vizualizamos. E como é bom a visão do bem, do aconchego. Quantas vezes já te peguei no colo menina, acariciei teus cabelos com mãos maternas e te disse: aquiete, não sofra porque sofrer não resolve.
      A vida é como é, e só na maturidade do tempo entenderás.Beijos no coração!

      Eliminar
    3. ...
      bbrian...

      acredito que saibas onde as tuas palavras me chegaram, direto ao coração. não sei como, não sei qual a via, mas você entrou em meu íntimo mais íntimo e só posso fechar meus olhos com todo o carinho e receber os teus afagos aos meus cabelos.
      sei que aqui não é hora nem lugar, mas quero que saiba: fiquei comovida com a sua chegada tão pertinho..

      um beijo, do fundo do meu coração.♥

      Eliminar
  8. Quando estiver triste Boneca,mas tente não ficar, sinta sempre minhas mãos!Beijos no coração!

    ResponderEliminar

Os comentários que receber serão pessoais, para receber resposta pessoal. Só divulgarei se contiverem esse pedido, justificando o seu motivo. O meu motivo é este, transformar a comunicação numa intenção íntima e (bem) pessoal.