segunda-feira, 4 de junho de 2012

CONTINUAR QUALQUER COISA


1 - O IMAGINÁRIO

Na medida do possível o impossível é possível, porque o desconhecido se abre entrando pela abertura que é O conhecido... A palavra leva-nos a um mundo novo, perfeitamente inacabado, onde o começo, a cada momento, se repete, até ao infinito. É bonito pensar que o pensamento anda por aqui, trilha esse caminho... Então, segui-lo, é seguir um percurso do dizer. Escrevê-lo é, de alguma maneira, fazer esse percurso. Como é que se faz o que se desconhece, é mais um paradoxo de todos os paradoxos que, paradoxalmente, nos dão a conhecer a realidade e a aprender com ela, a desaprender de tudo para tudo compreender de forma incompreensível, porque só quando não prendemos as coisas é que as deixamos acontecer pensando. Sendo que o pensamento se faz desta forma possível, ao criar o imaginário como realidade futura do Presente.

2 - TERMINOLOGIA NECESSÁRIA
 
Poesia para Paralíticos é uma forma possível de fazer andar as pedras, contém em si a terminologia necessária para começar qualquer coisa (daqui nasceu o título).

3 - QUEBRANDO O GALHO…

Voo ao encontro de um pássaro que voa
Voo com ele, ultrapasso e crio o espaço
Até encontrar o galho onde poiso
 
E me enraízo na terra onde o sonho dá
 
O encontro entre a minha presença
 
E o pássaro que poisa
 
O galho é a frase e assim a deixo

A definição pessoal (o que é que isto possa querer dizer nesta frase?) de ficcionista, leva-me à próxima definição:

Um bom ficcionista é aquele que nos coloca perante a realidade como se a mesma fosse possível, já que assim nos é apresentada. Um ficcionista que nos desse a realidade como uma ficção, estaria a apresentar uma construção deitada por terra, derrubada…

Sempre que escrevo um texto, poesia ou prosa, estou a tentar dar uma definição duma ideia cuja congeminação gosto de imaginar como prévia. Muitas vezes apenas desperta da emoção, sensação, sentimento, bebendo de diversas raízes, assenta na inspiração: respiração profunda, procurando o perfume de essências chegando indiscerníveis num primeiro momento, captando o aroma, antes de destrinçar a mistura na amálgama.

Amanhã tentarei dar corpo ao que pensei hoje, prende-se com dar vida à vida que existe neste blog, de_vida aos leitores. Hoje deixo a ideia, sigo-a em comentários que me mostram leitor.

ACEDER ACENDER

da Poesia espero
encontrar o recheio
do seu género

sem fronteiras
de género

incendeio o recheio!
Assim

ACENDER ACEDO

uma ideia te ateia
ou várias se compõem
em uníssono

dando um volume
a tua voz pura

onde se apura desejo!
(em) Mim

Eleonora,
Utilizar corpos para ter corpo parece-me uma afirmação plena de sentido pelos sentidos, dos pés aos pelos cabelos!!!
Geralmente dou a palavra ao Assim, acontece assim e isso acontecer vem do surgir ou da insurgência poética, escrita do Assim, é assim o que acontece e gosto de deixar acontecer.
http://betinamoraes.blogspot.pt/2012/06/breve-breviario.html
Ainda agora mesmo, imediatamente antes de aqui voltar. Desta feita sem Assim, sem o recurso de deixar a Poesia. Sem abandonar o desejo de ter a poesia dos gestos, onde ainda a palavra é veículo.
Beijos

O que pensei hoje, logo virei… pelos comentários.

ETÉREA RESPOSTA

Sem pressa, só para fazer conversa, calo-me. Espero uma resposta, recebo espera. Não desespero, a resposta vem, por conta de continuar. Conversando sozinho na presença visível duma ausência, converto-a. A ausência imaginada vai ser real, passando a pesar. A pesar disso revela-se leve, etérea.

15 comentários:

  1. Poeta, posso estar ecrevendo a maior besteira.
    Penso que a arte e falo da arte escrita,convive com a realidade e a ficção. Real enquanto pessoas observadoras, ficção quando levantamos voo e damos asas ao tudo que observamos. Observar aqui significa tentar sentir.É diferente sentir uma flor ao alcance e sentir o outro a quem desconhecemos.Comparando a uma biografia: como biografar real alguém que não nos dita e apenas sentimos?
    Emprestamos nosso corpo, nossa mente aos nossos personagens, aos nossos anonimos para que eles sintam por nós.Senti em ACEDER ACENDER justamente o Ser que se empresta abrindo o caminho do voo. É a troca sublime entre o artista e seus personagens próprios ou outros.
    Você Poeta é um pássaro que da o espaço e ainda mostra o galho de pouso.Beijos no coração!

    ResponderEliminar
  2. Só agora li o seu comentário! Achei-o muito sentido." Você poeta é um pássaro que dá o espaço e ainda mostra o galho de pouso..." Esta frase contém uma imagem grandiosa, assertiva e particularmente poética sobre o poeta Francisco!Mostra ainda a grandeza de alma do Francisco.Parabéns! bbrian beijos no coração!!! (só percebi estes beijos há pouco tempo, por isso os usei num dos meus últimos comentários.) Jacira Amaral

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Jacira, obrigada, tento ler o Poeta Francisco do melhor jeito que sou capaz.
      Quanto ao Beijo no coração vamos espalhar beijos nos corações, so peço que assine. Beijos no coração!

      Eliminar
  3. Francisco, parabéns pela postagem e meus pêsames pelo que se perdeaqui de comentários já que apenas Bbrian leu o que escreveu e Jacira apenas tenta pôr ao lado dela o apoio de uma mulher que brilha com luz própria e sim, tua verdadeira amiga e irmã camarada. Estou convencido de que Jacira é My Preciuzzz e Dobby. Por tanto, tenta (sem sucesso) avacalhar o seu espaço desde sempre.
    Quanto ao post, estou a escrever a minha consideração sobre ele.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  4. Coelho Coelho, paz e amor! Beijos nos corações!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ah...! Bbrian, me ensina a ser nobre como você pois me tira do sério a falta de higiêne social. Até minha filha caçula sabe o que fazer e o que não fazer em público.
      Paz e Amor é linguagem do coração e só os verdadeiramente desprovidos de interesses sabem dar. Eu confesso que tenho interesse, ver a retratação pública que a Dona soberba até hoje está a dever. Fora o pedido de desculpas por se passar por outras pessoas apenas para agredir ao Francisco.
      Beijinho, amiga.

      Eliminar
    2. Carlos, quem me dera ser nobre, sou humana e cheia de defeitos e muitos.Por favor, vamos respeitar o espaço do Poeta! Pra mim acabou aqui esse assunto. Beijos nos corações!

      Eliminar
  5. Doce amiga,
    não te esqueças que foi para pedir RESPEITO que comentei pela primeiura vez neste blog! Lembre-se da tentativa de humilhar publicamente o poeta Francisco, feita pela deselegante Jacira. Nem vou me dar ao trabalho de dizer o que ela disse, pois você estava aqui. Vou é colar as palavras enfestadas de inveja e despeito que ela deixou aqui, profanando a via pública. Isso sim é um escândalo!!!!
    Fique fora, Bbrian, você não merece uma baixaria assim.

    Te gosto,
    um beijinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Carlos, eu nem soube interpretar aquilo direito, não sei de Barthes. Só tenho certeza que se alguém por acaso tentar abusar do Escritor e Poeta Francisco acaba é abusado pela própria cultura, capacidade e humanidade que Ele tem.
      Poeta Francisco está acima dessas coisas.
      Vamos ater aos textos, poesias, links que Ele deixa e ganharemos muito mais.Beijos nos corações!

      Eliminar
  6. poeta, uma leitura do que escreveu:

    1 – O IMAGINADO

    O impossível é a matéria dos sonhos e a escrita é código que faz ser possível materializar as coisas impossíveis de nossos sonhos. O desconhecido é a entrada do portal para nós, conhecidos dos sonhos. Fazer o percurso de ler-te é ir ao paradoxo de ser leitor de um leitor. Trilhar o teu pensamento é adentrar a iniciação do espelho, atravessando o mundo de Alice e vice e versa. Desaprender de tudo é fechar os olhos e aprender o teu texto ensinando um sonho: escrever! O imaginado é o Futuro no Presente, diariamente aqui.

    2- NECESSÁRIA TEMINOLOGIA

    Andam os Paralíticos pedregulhos na terminologia de tua lógica: a Poesia é para ser lida por todos!

    3 – COLANDO O GALHO

    o pássaro da tua lira
    canta em voo de letras

    asas de frases coloridas
    sonham libertar o galho

    a palavra é passarinho
    no passarinho que te voa

    sem precisar de raízes
    a terra repousa teu verso.

    Espero o corpo do teu pensamento para gerar em nós as asas de ler a ficção do perfume de sua criatividade invejável e sem comparação.
    Obrigada pelos comentários deixados em meu poemas e pela generosidade de ir ler. ;)
    Obrigada pelo duo, mais um para a minha colecção!
    Grande post, Francisco! É estimulante ler as ideias do Diário de Letras!
    Um beijo.*.

    ResponderEliminar
  7. Que lindo canal Poeta e Poetisa, numa rica linguagem interpretativa e sensitiva! Só mesmo Francisco e Betina!
    Beijos nos corações!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olara,
      Sempre animando os comentários com sensibilidade, de forma sensitiva! Betina merece a atenção, eu gabo-me de ter sorte.
      Beijos do coração!

      Eliminar
  8. Com certeza Poeta, Betina é uma boneca mesmo.Linda de Poetisa e escritora e linda de Ser. Beijo no coração!

    ResponderEliminar
  9. Francisco: Adorei receber sua gentil visita. Fiquei muito feliz.
    A GENTE NAO FAZ AMIGOS, RECONHECE-OS e eu logo reconheci você.
    Sua sensibilidade e delicadeza se refletem em suas palavras e na beleza de seus textos e poesias. Na gentileza com que você recebe
    seus amigos e visitantes nos seus blogs.
    Receba um abraço fraterno e feliz.

    A GENTE NAO FAZ AMIGOS, RECONHECE-OS
    (Vinicius de Moraes)
    "Tenho amigos que não sabem o quanto são meus amigos, nem percebem o amor que lhes devoto e a absoluta necessidade que tenho deles. A amizade é um sentimento mais nobre do que o amor, eis o que permite que o objecto dela se divida em outros afectos, enquanto o amor tem intrínseco o ciúme. Eu poderia suportar, embora não sem dor, que tivessem morrido todos os meus amores, mas enlouqueceria se morressem todos os meus amigos! Ate mesmo aqueles que não percebem o quanto são meus amigos e o quanto a minha vida depende de suas existências... A alguns deles não procuro, basta-me saber que existem. Esta mera condição me encoraja a seguir em frente pela vida. Mas porque não os procuro com assiduidade, não posso dizer-lhes o quanto gosto deles. Muitos não sabem que estão incluídos na sagrada relação de meus amigos. Mas é delicioso que eu saiba e sinta que os adoro, embora não o declare, nem os procure. E, às vezes, se os procuro, noto que não têm noção de como me são necessários, de como são indispensáveis ao meu equilíbrio vital, porque fazem parte do mundo que, tremulamente, fui construindo e tornaram-se alicerces do meu encanto pela vida. Se um deles morrer, ficarei torto para um lado. Se todos morressem, desabaria! Por isso é que, sem que eles saibam, rezo pela vida deles e me envergonho porque sei que essa minha prece é, em síntese, dirigida ao meu bem-estar. E talvez fruto do meu egoísmo... Por vezes mergulho em pensamentos sobre alguns deles. Quando viajo e fico diante de lugares maravilhosos, cai-me alguma lágrima por não estarem junto de mim, compartilhando daquele prazer.... Se alguma coisa me consome e me envelhece é que a roda furiosa da vida não me permite ter sempre ao meu lado, morando comigo, andando comigo, falando comigo, vivendo comigo, todos os meus amigos e, principalmente os que só desconfiam ou talvez nunca saibam que são meus amigos! A GENTE NAO FAZ AMIGOS, RECONHECE-OS.”

    Beijo de Juli Ribeiro.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Juli,
      Beleza de comentário, uma participação que muito contribui para eu próprio gostar de vir ler no meu blog!
      Beijo

      Eliminar

Os comentários que receber serão pessoais, para receber resposta pessoal. Só divulgarei se contiverem esse pedido, justificando o seu motivo. O meu motivo é este, transformar a comunicação numa intenção íntima e (bem) pessoal.