domingo, 17 de junho de 2012

O RISO & O SISO


RISO

Espelho, espelho meu, serei na imagem tua: teu, meu, eu? As palavras nada valem, sem alguém que as leia, como palavras. Palavras são coisas, sem ser. Ser é o acontecer da humanidade, na humanidade e, em verdade, é a humanidade o que encontramos no ser de todas as coisas.
Olhas para mim e sorris, espelho meu. Dá-te vontade de rir a minha confusão, rimos então! Fica como quando atiramos uma pedra na água, só se vê o riso!...

SISO

Estava sisudo a olhar o espelho, quando pensei “Poderá o espelho estar a rir-se, de me ver tão sério?” Mais sério fiquei como saber?? Vou-me transformar em espelho do espelho!!!
Tentei, sem me mover, eliminar a imagem do espelho. Enquanto recriava a imagem ovalada da superfície lisa do vidro, com a folha de estanho por trás e a armação de madeira doirada.

Esqueci tudo, imaginei a primeira manhã do mundo em que alguma coisa, alguém, foi alguém! Muito simplesmente, já era o espelho, só via… quem me olhava.

Patrocínio

12 comentários:

  1. alegria ou seriedade, descontracção ou juízo, palhaço ou clérigo(?)… onde é que nos achamos e o que realmente nos representa? somos tantos, nos identificamos com tantas referências, mas no entanto, somos uma individualidade, uma primeira identidade que se juntou aos fragmentos que vamos absorvendo em nossa viagem como poeira cósmica…
    •a escrita ajuda a nos definir como indivíduos e a Poesia como seres encantados…•
    no “riso” você mostra dois lados de uma imagem com o teu post, uma a da alegria, que atravessa, tal qual alice, o espelho que a desafia. o caminho que fazes para a travessia é o da palavra, usa a escrita como senha para entrar espelho adentro… tão bonito, francisco…
    as imagens que você escolheu para dizer da alegria, mais uma vez as metáforas muito bem escolhidas e distribuídas pelo texto como fossem marcas da pegada do gato de alice, sigamos então até ver o sorriso na água, que se forma com a pedra que jogamos (que imagem!) e bem pode ser esse o sorriso do gato de alice!
    depois vem a exposição da seriedade no texto “siso”, a cobrança de uma imagem que seja “respeitosa” diante da sociedade da qual faz parte a nossa individualidade, mas o poeta, o escritor, o homem que decidiu ficar ao lado da sincera alegria da criação, traspassa a própria imagem e vai até a matéria do espelho, portal para mergulhar no princípio de tudo e ir ter com a criação na primeira manhã do mundo e ser a própria imagem da criação a medida que se transmutou em espelho e reflectiu a quem te mirava… talvez o próprio ser criativo te olhasse e ele fosse você a ser todos!
    textos extremamente filosóficos, acreditas? és poeta mas tens meio corpo na filosofia e é um encanto a mais na obra que nos dá.
    parabéns, mais uma vez, mas nunca o suficiente, pelo seu talento em constante ebulição, a vazar nas páginas do dia a dia nosso e… do tempo.
    dizem que somos de quem nos mira em close… és nosso, francisco, nós te vemos bem e perto!


    um beijo.*.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. EM DOIS TEMPOS
      Começando pelo primeiro comentário deste dia, agradecido!
      Um comentário muito mais construído, na sua génese, de análise e pensamento que o texto dos contos interligando-se "em dois tempos"...
      Em dois tempos... é expressão do idioma para dizer duma coisa que se faz rapidamente, surge aqui de forma espontânea. Ontem fui, em pouco tempo, ver o segundo de dois filmes recentes, ambos versando, reformulando, glosando (de glosa), gozando... a base rica da história da Branca de Neve. Então, hoje ao acordar, veio O RISO e logo O SISO formando... um todo ;)

      Por todo o teu comentário, por muito mais que ele que já mereceu ser comentado quando aqui chego, meu abraço a_braços!!

      Eliminar
  2. Da nova fase Poeta, é o conto que mais gostei. Ver o Poeta jogado ao espelho imaginário, rindo de si, prá si e fechando com essa manhã absurda de bela surgindo uma identidade.Simplesmente maravilhoso! Beijos no coração!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. POR ISSO...
      A nova fase é ainda uma fase de Contos Curtos, a qual foi dividida em séries e agora continua com uma interacção cada vez maior com aqueles/aquelas que fazem deste blog uma escrita colectiva. Muito grato fico e sou, por isso...
      BEIJOS DO CORAÇÃO!

      Eliminar
  3. Visionário,
    determinado,
    vidente,
    apaixonado,
    narcísico,
    messias dos novos tempos!

    Está aqui o perfil psicológico em palavras do teu (de ti?) personagem do riso e do siso. Bela desfragmentação da ideia do ser único, multifacetado no jogo de espelhos.
    Destaque para a beleza do comentário de La Marino e da viagem lúdica de Bbrian.

    Lindíssimo conto, Francisco. De Mestre!
    Abraço preguiçoso de Domingo e viva o nosso Portugaaaaalllll!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Carlos Coelho,
      CCC Com Conhecimento e Coração para ti e todos/as, muito grato por tudo, até por falares com La Marino, Bbrian, e já aí está Bípede Falante vinda de teu blog!
      Beijos do coração!...

      Ah, obrigado pelo Viva a Portugal!

      Eliminar
  4. Espelho de riso, se não animar a alma, pelo menos corrigirá as rugas rsrsrs
    Adorei o post prosa poema :)
    Beijoss

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. REZA

      corrigir as rugas
      com a alma infantil
      de nossos sorrisos

      nascidos como ovo
      brilhante e puro

      onde apuro a pureza
      Assim

      BF,
      Com o auxilio poético do Assim cor_respondo
      Beijoss

      Eliminar
  5. Nesse blogue tem de tudo! Sempre me surpreendo... até patrocínio... :))
    Beijo carinhoso e boa semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Teca,
      Neste texto teve teu patrocínio no vídeo, a juntar ao Patrocínio dos Contos Curtos.
      Beijo carinhoso, boa semana!

      Eliminar
  6. Francisco, outro belo texto! Ressalvo" a primeira manhã do mundo ... em que alguém foi alguém...".Sumarento ou sumoso. Pético.Lindo! Lindos e frutuosos também os comentários aqui depostos, como sempre. Um beijinho de parabéns a todos!

    ResponderEliminar

Os comentários que receber serão pessoais, para receber resposta pessoal. Só divulgarei se contiverem esse pedido, justificando o seu motivo. O meu motivo é este, transformar a comunicação numa intenção íntima e (bem) pessoal.