quarta-feira, 20 de junho de 2012

BAILADO


«parece que existe no cérebro uma parte específica que poderíamos chamar memória poética que registra o que nos encantou, o que nos comoveu, o que dá beleza à nossa vida», Kundera citado em

"a insustentável leveza do ser [de te ser]"


A perplexidade tem destas coisas, tem até coisas que não tem! Tem tudo, junta-lhe mais alguma coisa, obtêm a coisa em si. Em si, na coisa, o que é sempre surpreendente. Como se alguma coisa fala-se connosco, mesmo sem sabermos nós responder.
Percebemos uma intenção onde, a coisa nenhuma que se forma como alguma coisa, é o pensamento a cozinhar o momento.
Depois, é só servir as ideias, como se as linhas do texto fossem fios. Imagina-se o esparguete a fazer da espargata inicial da massa dura, uma espiral em torno dum garfo, bailando no movimento duma garfada.

31 comentários:

  1. cheguei em conjunto com a publicação!
    tudo em perfeita sintonia,
    o texto é lindo, lírico, perfeito!
    o blog citado é digno de irmos deixar comentários [ANNA KARENINA & SUAS "FLORES DO MAL"] e o Kundera dispensa comentários, é magnífico!

    belo post,
    fiquei boiando no ballet da perplexidade da leitura...


    um beijo.*.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gostaste das fotos? Adorei aquela da levitação a preto e branco! Muito bom, nos encontrámos!! Beijos

      Eliminar
    2. as fotos são ótimas! o blog é ótimo. vou ver se deixo comentário lá.

      te encontrar numa esquina do diário é agradabilíssimo, fracisco.:)))

      mais beijo.*.

      Eliminar
  2. Os comentários, quase sempre, são a primeira coisa que me trás ao blog! O meu agradecimento, os meus agradecimentos!! Hoje já tenho uma resposta, acho que a deixo aqui, onde ela só começa por ser para quem a reconhece e contextualiza. Palavra chave em tudo e mais alguma coisa, contexto!

    Concordo ser um risco fazer exercícios sobre terceiros, acho que podemos e devemos evitar. Podermos entre nós fazer biografias, é extrapolar a realidade dum texto para a ficção que é a leitura, procurando procurar uma personalidade para o autor. Imaginemos as possibilidades, não é difícil lembrar os exercícios pessoanos sobre os seus "eus" e suas criações. Em relação aos autores dos Contos Breves, por esses respondo, estamos à vontade :)
    Deixo a s_obrar... a questão da intertextualidade.
    Vou procurar o texto que ontem pensei para hoje, já o apresentarei com o autor.
    Imaginar que a partir dum texto encontramos a "persona" do autor, é não temer expor a própria leitura que fazemos. Só posso dizer que apenas com genero_s_idade.. este género de experiência ganha idade! Um bom exemplo é o blog O COELHO DE DÉBORAH, sobre ele já me interroguei sobre o desafio que possa vir a seguir à primeira ronda de biografias.
    Por aqui, a primeira a dar saída ao desafio das biografias foi a Betina. Por culpa minha, estou em crer, como não elogiei, acabei não dando o incentivo que é sempre necessário.
    Vou-me submeter a escrutínio, tentarei fazer a biografia métrica ;) do próximo autor, uma ideia que me acaba de ocorrer, brincando de forma inofensiva, assim o desejo, com a abordagem médica.
    Grande abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Com licença, meu amigo,
      vou ser obrigado a deixar uma ressalva já que percebo existir uma amizade entre si e Elisabete, do contrário não seria necessário que viesses sutilmente defendê-la. Esclareço: deixei comentário no soturno Didascália na semana que passou, achei o blog seguindo a lista aqui ao lado. Acto contínuo, raciocinei: se comentários mais recentes do que o meu foram publicados e o meu não, azeite! Ela não gostou! A questão é, eu falava dos personagens e achei infantil que ela deliberadamente se ofendesse pois não era sobre ela. Mas agora passou a ser. Simples assim.
      Quanto ao teu blog, pena que ela o frequente e não deixe opinião,
      é desperdício.
      Vou jantar, servido?
      Amanhã, novo perfil.
      Estou esperando você na toca para ver o resultado da Betina e a biografia do Coelho aos olhos dela.
      Abraço.

      Eliminar
    2. Segue-se breve salto à coelho... até à toca do Coelho!

      Eliminar
    3. Grato pela ida!
      jantei arroz marítimo e um vinho fresco. Agora vou conduzir as pestinhas até a cama e depois vou ler, namorar minha Dê e adormecer entre os ares benéficos de um lar. Estou a dever o perfil mas minha esposa está aqui ao meu pé dizendo que em um mês eu fiquei viciado em internet..rs
      de uma forma obscura, ela tem razão. Elas sempre têm razão, é irritante!
      A ideia que te ocorreu me parece formidável, espero dê cabo e nos brinde com ela.
      Sempre agradecido pela força na Toca.
      Abraço, camarada.

      Eliminar
    4. Depois de Portugal se tornar o primeiro semi-finalista da copa europeia, cá estou para mais um dia de Diário...
      Jantei com um vinho tinto, brindando a vitória! Pensei em O COELHO DE DÉBORAH, tenho texto para lá deixar minha presença.
      Quanto às biografias, também pensei a sua versatilidade, estão presentes no texto que vou agora publicar. Um camarada abraço :)

      Eliminar
    5. Parabéns pela vitória Poeta, torci por Você, Portugal.
      Beijos no coração!

      Eliminar
    6. Grato Olara! Hoje foi a vez da Alemanha, também do nosso grupo, ser apurada para passar às meias-finais. Quem sabe não se voltam a encontrar, na final.
      Beijos do coração!

      Eliminar
  3. Perfis:

    Primeiro autor:

    mulher independente, cheia de vida e que faz piada da tragédia. Um tanto desprendida dos afectos, tem a tendência para aventuras curtas e sem muito envolvimento. Guarda segredo de um amor frustrado, tem pesadelos com queda constantemente. Adora viajar e tem fobia de lugares fechados. Na sociedade é considerada frívola por quem não a conheça mas na intimidade é mais centrada. Não guarda dinheiro e gosta de ser o centro das atenções.

    Segundo autor:
    com um certo medo da vida e do acaso, o autor se mostra dúbio quanto a decisões importantes, pensando que pode estar perdendo uma festa quando está indo a outra. Estado de confusão ao tomar atitudes que possam lhe comprometer a liberdade, necessidade de se desdobrar, ser dois ou mais. Não tem facilidade para realizar acções preferindo esperar que o tempo ou outro resolvam as questões. Não é dado a sonhos, tem feridas emocionais não cicatrizadas, mas como facilmente se envolve em histórias alheias, não se permite pensar muito sobre isso. No fundo é alguém que precisa da perplexidade de ter um colo macio onde repousar a cabeça.

    Francisco, está muito bom isso aqui, heim!


    abraço!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hoje Carlos eu lhe daria nota zero.Não detectei nadinha! Beijos no coração!

      Eliminar
    2. Rs que crueldade bbrian...

      Mas fizestes o trabalho de casa? Fostes ao blog do primeiro texto? Leste?
      Fostes ao primeiro texto de Renato?
      Sei que não pois do contrário minha nota seria dez! Rs
      beijinho.

      Eliminar
    3. Pode ser Coelho, talvez eu não tenha acertado o autor ou o personagem. A escrita tem disso.
      Estou seguindo suas recomendações, fazendo tudo para seguir, minha língua já está quase presa, rsrsrs!
      Veja que vitória, hoje pela primeira vez acordei sem uma coisa pra escrever, é um avanço não é Doutor?
      Não sou cruel Coelho, até preciso ser um pouco mas não consigo.Beijos nos corações!

      Eliminar
    4. Parabéns ao pendor pedagógico de CC e à afável bb :))

      Eliminar
    5. Explicando Poeta, primeiro autor: mulher de alma independente,disse alma, cheia de vida e fobia de lugares fechados eu detectei.
      Segundo autor: entre uma festa e outra é melhor ficar quieto.Tem feridas emocionais explicitas e não se permite mesmo pensar sobre e detesta quem aborda tal ideia.E com certeza sabe o colo que tem.
      Melhorei a nota do Coelho, agora é 6, teve acertos e erros.Beijos no coração!

      Eliminar
  4. Coelho, estou a gostar dessa importância dada à dualidade entre a sociedade e a intimidade, sua profundidade é intimidante! :)))
    Fico perplexo, para ver se ganho um colo macio! :)
    Agora segue-se a sua toca, toca a dar um salto!
    Abraço (de braços no ar, é mesmo à distância)!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que abraço bom Francisco! És grande ou pequeno? Pois eu sou um vara pau de 1,98 e se fores pequeno o abraço vai ser engraçado..rs

      cá para nós,
      já tens o colinho macio.... Não és tolo!



      Abraço, com os mesmos braços ao ar!

      Eliminar
    2. Coelho, tua altura está mais para canguru!
      Eu lembrei mais um site, tem biografia... de altura, continua a ser a do momento da escrita: alta, baixa, mediana... Gosto do "acerca de mim" do blog, herdado do Assim.
      Abraço, a_braços!!

      Eliminar
  5. Poeta, um Coelho na toca é sempre intimidante! Beijos no coração!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caçador de abraços.Com essa altura toda eu precisaria uma escada de 4 ou 5 degraus.
      Nem fala em Coelho, hoje me danei por ele.
      Beijos no coração!

      Eliminar
    2. Que misteriosa você está, Olara! :)

      Eliminar
    3. Mistério não Poeta, é que hoje na academia lembrei do Coelho e perguntei ao professor como ele mata os fantasmas?
      Respondeu que aumentando o peso e subiu mais uma placa prá mim. Cheguei toda dolorida,perdi meu encontro com as amigas.Beijos no coração!

      Eliminar
  6. Poeta Francisco, permaneci pensando: o que diferencia o caráter de Tomas e os bêbados?
    Todo sentido aprisionador é ausência de liberdade.
    Beijos no coração!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Toda a prisão dá a possibilidade da liberdade do sonho...
      Não percebi "nadica de nada", mas dá para ter opinião sobre um sentido que se dê, onde tem todos os que cada um encontre. Quem é o Tomas? Tomás?...
      Beijos do coração!

      Eliminar
    2. Justamente, e os filosofos tem cada uma viu!
      Deixa prá lá o Tomas! beijos no coração!

      Eliminar
  7. Bom dia!
    bbrian, se o professor lhe aumentou a carga nos aparelhos e foi para complementar o meu método "caça fantasmas", eu adorei! Está ajudando a eliminar vários fantasmas, o da celulite, o da obesidade, o da osteoporose etc. Rsrs além de pôr em prática a máxima grega: "mente sã corpo são".
    Ora bem, pensando melhor, vou entrar para o lucrativo ramo do fitness e derrubar fantasmas no salão de musculação! Rs além de cobrar a consulta de terapeuta, vou ganhar como personal trainer..rsr
    beijinho minha querida.
    Gostei de ver o professor, não dá moleza para a aluna. Hahahah

    ResponderEliminar
  8. Bom dia Coelho, deixa o prefessor comigo um dia é da caça outro do caçador!
    Mas ele jamais nega que sou aluna exemplar, minha vingança! Dói tudo mas não fujo.Esses fantasmas estou livre deles! Beijos nos corações!

    ResponderEliminar

Os comentários que receber serão pessoais, para receber resposta pessoal. Só divulgarei se contiverem esse pedido, justificando o seu motivo. O meu motivo é este, transformar a comunicação numa intenção íntima e (bem) pessoal.