sexta-feira, 5 de agosto de 2011

PONTA DELGADA

Fazer clique no pino sobre o Atlântico, Açores.
http://maps.google.com.br/maps/ms?msid=213942505915651054509.0004a9649bcdc489fe20d&msa=0&ll=63.312683,-38.320312&spn=47.577072,158.027344

O mar nasce aqui, ao pé da rocha e dos tetraedros de betão. A pedra partida amontoada, as formas geométricas duma humana construção. O mar na sua canção infinda, não deixa de provocar minha atenção.
A cidade cresce em frente, aos lados, em volta, envolve-me e nela me abraço e afundo. No fundo crio a envolvência que me envolve, dando-lhe estas palavras.
De Ponta Delgada, vejo uma ponta delgada, o cais do porto, do outro lado da marina. Marinam as águas em leves ondulações que se transmitem mais visíveis às embarcações mais pequenas, atracadas nos cais flutuantes.
A luz da noite… será logo à noite, quando imaginar estar, ainda a escrever este texto, da cidade que me abraça e abraço!!

5 comentários:

  1. e assim, me intriga esse equilíbrio das pedras....

    ResponderEliminar
  2. "equilíbrio das pedras" é uma expressão feliz! Os tetraedros são o sólido geométrico que melhor se encaixa um nos outros, por esse motivo mais resistência apresenta à ação exercida pela força das ondas sobre a costa. A sua disposição não é como um lego de peças bem encaixadas, é o construir dum molhe por peças postas em molhe! O efeito, acaba por ser interessante. A geometria nunca está excluída, a desorganização é aparente, apresentam uma coerência orgânica na coesão das suas partes formando o seu todo.

    ResponderEliminar
  3. Belas formas, de um abraço afetuoso, esse que fala o Poeta os mais tranquilos e belos versos.
    Turista virtual me atraquei nessa luz noturna antecedente ao dia que virá encantador.
    Beijos no coração!

    ResponderEliminar
  4. Nada para mim dentro da natureza, pode ser mais prazeroso que o Grande Mar. Seja ele a onde for, poder sentir o salso aroma, a maresia que vem na brisa, é viver de verdade!
    Parabéns ao Poeta, que mora em um lugar tão bonito e alegre, andei vendo fotografias desse MAR PONTA DELGADA.
    Efigênia

    ResponderEliminar
  5. bbrian e Efigênia,
    Personalizando e pessoalizando, abraço afectuoso para as amigas. O mar e a ilha, abraço incessante.
    A_braços!!

    ResponderEliminar

Os comentários que receber serão pessoais, para receber resposta pessoal. Só divulgarei se contiverem esse pedido, justificando o seu motivo. O meu motivo é este, transformar a comunicação numa intenção íntima e (bem) pessoal.