sexta-feira, 29 de outubro de 2010

29

lavado e perfumado

Se lavas teu cabelo
                em água perfumada,
não esfregues teu chapéu.
                Se lavas teu corpo
em água fragante
                não sacudas tuas vestes.
O mundo odeia o que é claro e puro,
                o homem sábio oculta o seu fulgor.
Na margem do rio, um velho pescador.
                Eu e ele regressaremos juntos.

Li Bai (séc. VIII)

{p.57, “Poemas de LI BAI”, ICM, 1996 }

Questionando: «o homem sábio oculta o seu fulgor» ou «O mundo odeia o que é claro e puro»? Qual destes versos suscita mais dúvidas? São os dois verdadeiros? Precisávamos dum sábio, disposto a fulgurar… uma resposta… de sabedoria.

Tenho pendente o “Problema de Einstein”.
1º Analisar o problema! Para responder à pergunta: - Qual a nacionalidade de quem tem por animal de estimação um peixe? Recebemos informação em 15 tópicos que dão a conhecer 5 nacionalidades, 5 cores para as suas casas, 5 animais de estimação, 5 bebidas, 5 marcas de tabaco e as relações a verificar.
2º Criar uma grelha com 25 casas...
3º Ler com atenção, determinando as informações mais completas.
4º Determinar os elementos de maior dificuldade, as informações menos completas.
5º Preencher a grelha até, por exclusão de partes, obter a casa onde estará o peixe.
Deixo o enunciado, para o próximo mês darei a solução.

PROBLEMA de Einstein
 
Existem cinco casas de cinco cores diferentes. Em cada casa mora uma pessoa de uma diferente nacionalidade. Essas cinco pessoas bebem diferentes bebidas, fumam diferentes marcas de tabaco, e têm um animal de estimação.
Nenhuma delas tem o mesmo animal, fuma o mesmo cigarro ou bebe a mesma bebida.
1… O Inglês vive na casa vermelha
2… O Sueco tem cachorros como animais de estimação
3… O dinamarquês bebe chá
4… A casa verde fica à esquerda da casa branca
5… O dono da casa verde bebe café
6… A pessoa que fuma Pall Mall cria pássaros
7… O dono da casa amarela fuma Dunhill
8… O homem que vive na casa do centro bebe leite
9… O norueguês vive na primeira casa
10. O homem que fuma SG vive ao lado do que tem gatos
11. O homem que cria cavalos vive ao lado do que fuma Dunhill
12. O homem que fuma Marlboro bebe cerveja
13. O Alemão fuma Winston
14. O Norueguês vive ao lado da casa azul
15. O homem que fuma SG é vizinho do que bebe água
Questão: Quem tem um peixe como animal de estimação?
Este problema foi escrito por Einstein o qual afirmou que 98% da população mundial não o consegue resolver.

4 comentários:

  1. Questionando: «o homem sábio oculta o seu fulgor» ou «O mundo odeia o que é claro e puro»? Qual destes versos suscita mais dúvidas? São os dois verdadeiros? Precisávamos dum sábio, disposto a fulgurar… uma resposta… de sabedoria.


    O HOMEM SABIO SABE VIVER NÃO SE QUESTIONA NUNCA!...Efigenia


    ADOREI ESTE ABAIXO TAMBÉM,........

    VOLTO SIR

    meu riso é como água
    tem a forma solta
    pela sua taça

    o que quer que eu sou
    nos devemos nus

    onde quer que caia Sir :)
    Mim

    É IMPRECIONANTE, VOCE ESVRE ATÉ SONHANDO,
    COISA LINDA, EU VIVERIA DESTA FORMA SE...
    BEM SE TIVESSE OPORTUNIDADES.
    EFI

    ResponderEliminar
  2. Oi Efi,

    PERMISSÍVEL

    eu deixaria que falasses
    ao meu corpo
    nu

    meu corpo
    só iria agradecer

    eu sou assim... previsível
    Assim

    PREVISÍVEL

    sou o corpo onde falas
    poesia & língua
    onde tocas

    cada reentrância
    ou saliência

    minha ânsia de ser tua
    Mim

    Fizeste surgir mais um diálogo poético Assim & Mim.
    Beijos,
    Francisco

    ResponderEliminar
  3. Quem tem o peixe é o alemão, que curiosamente bebe café... rsrsrsrs

    ResponderEliminar
  4. Lilian,
    O mais curioso em relação ao Alemão foi a escolha do tabaco atribuído, uma clara opção política!? Se sim, uma reverência/referência ao Churchill? À II Guerra Mundial? Chamando a atenção para Church i... "a imaginação ao Poder" e Maio de 68 fore ever... sécXX.
    Eu sabia que estavas no "topo da evolução", topo... à distância :)
    beijos,
    Francisco

    ResponderEliminar

Os comentários que receber serão pessoais, para receber resposta pessoal. Só divulgarei se contiverem esse pedido, justificando o seu motivo. O meu motivo é este, transformar a comunicação numa intenção íntima e (bem) pessoal.