segunda-feira, 4 de outubro de 2010

4

Todos os dias escrevo um poema, quando não me contento em tentar escrever apenas isso, é isto...
Não estou para ficar à espera de sentir "a emoção poética" visitar-me, procuremos a imaginação através de imagens. Imaginemos...
Um homem erecto, sonha com a lua: fá-la levitar como se ele fosse um falo e ela... a imagem: a gota de água!...
Com a ajuda da imagem que fui buscar, ilustro.

PINGA

o homem é um falo
erguido.!.erecto
como erecção

ejaculando a Lua
dando vida

com enorme poesia

II
pode não querer
mais do que
ter isto

breves instante
no momento

nu e ele_mentar...

III
o seu canto
este meu canto
ergue-se do mundo

desce até à terra
talvez pingue

pinga se chover!...
Assim

Quem conhece um mestre e com ele pode aprender, medita e deixa-se ficar a ler, a tentar... apreender. Tem de tentar, tem de sair do seu ser para entra no seu ser. Vejamos então... "desejo" é uma palavra-chave na poética do Assim. Mais tarde ou mais cedo, temos de nos tornar mestres de nós próprios. Conhecer o mestre como heterónimo meu, é um modo de transcender a realidade. Aqui a deixo, aqui a dou a ler, até que me doa a Língua... que doa a música que procuro para o canto.

DESEJO

claro como a água
o meu desejo
Assim

ENSEJO

eu sou uma gruta
à tua espera
Mim

Os mestres às vezes tiram-nos espaço, o que faço?

ARDENTE

claro como o vinho...
quero bagaço

Deixemos arder a água nas nossas células, quando nos mata a sede; nessa sede, não temos mestres, somos nós mesmos?
Viajando à procura de conhecimento:

BELEZA

desvenda tua poesia
fazendo-me
poeta

recebendo dando
seu desejo

nu verso.!.do poema
Assim

CERTEZA

I

beleza
o que dentro
de nós nos toca
com toda a certeza

II

a beleza confunde-se com a certeza
porque ela é nossa substância
e garante de subsistência
tanto mental como
espiritual
tanto das ideias
como dos nossos ideais
ela alimenta sentimentos reais
mas também a fantasia e a pureza

não é de definição fácil de se fazer
pois não é finita e fita o infinito
para bem longe do bonito
conceptual
pois existe viva e comovida
faz parte da experiência é vida
como mostra tudo que se dá a ser

III

distinta de tudo, em tudo presente
ela é da vida a maior das dádivas
feita do que se sente é improvável

alicerçada no gosto bem confiável
alimenta o juízo possível das divas
a quem as escuta crendo-as gente

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os comentários que receber serão pessoais, para receber resposta pessoal. Só divulgarei se contiverem esse pedido, justificando o seu motivo. O meu motivo é este, transformar a comunicação numa intenção íntima e (bem) pessoal.