quinta-feira, 14 de julho de 2011

ESSE ADJECTIVO...

A prosa é esta treta que trata de tudo, talvez por isso, prefiro a poesia. A poesia é um género literário definido por ser escrita em verso, dilatado para a prosa na prosa poética, para o formalismo desde o concretismo e já antes. Tem como característica tornar-se melódica e não pragmática, vivenciando a experiência do próprio entendimento do que é a poesia enquanto adjectivo capaz de caracterizar algo real, tangível, sensível. Nem toda a música é melódica, também a poesia é ritmo e pode ser um desafio, capaz de integrar o ruído?
Fazendo novo parágrafo, voltando ao inicio do primeiro. A poesia trata de tudo, mas não de qualquer maneira. Mesmo se a poesia pode ser muito diferente, para duas diferentes pessoas, não havendo duas pessoas iguais, havendo pessoas tão diferentes a poesia questiona a filosofia, a religião, tudo: vai do Tao ou Tau do Tauísmo ao tão
Gosto de procurar a prosa e deixá-la gravitar em torno desta ideia de saber o que é a poesia, esse adjectivo…
Poesia poesia, aquela que desperta sentimento do Belo, do Bem e do Bom, ou apenas sentimento… poético.
A diferença da Poesia é essa manifestação a que chamamos poema e elegemos como arte suprema do uso das palavras, da fala, do (seu) canto!

PERGUNTA SEM RESPOSTA

A ideia de que a dor faz doer
agrada ao masoquista?
Por um motivo de pertença
ao gosto da sofrer, Sim
Tendo em conta dar prazer
a quem a deseja, Não?
A negação é positiva..
dá à pergunta uma resposta!

O Assim, o que diz?

ACORDAR PARA O SONHO

as diferenças
deixam-nos indiferentes
quando temos fome, frio ou sono

durante o sono os sonhos fazem
do sonhador ser especial

poesia é este acordar para o sonho
Assim

Chamaram-me a atenção para:
http://www.bookess.com/read/389-o-provavel-/

9 comentários:

  1. Este entretém de escrever e manter um blog ocupa, dá uma ocupação; vou dar as férias como des_culpa...

    ResponderEliminar
  2. Tudo que posso deixar,
    Minha pel agasalhadora
    Meu olhar lúbrico
    Minha alma flutuante dos seus versos.
    Havemos livro! Parabéns!

    ResponderEliminar
  3. bbrian,
    Pele, onde começa e ter_mina... toda a sensibilidade! Ainda bem descobriste o livro, deves ter ouvido o "espanta espíritos"?
    Beijos do coração!

    ResponderEliminar
  4. Ouvi, lindamente lindo! Beijos no coração!

    ResponderEliminar
  5. Que bonito isso, que força "durante o sono os sonhos fazem do sonhador ser especial" e sim, a poesia faz isso com a gente. Por mais que eu goste de prosa, a prosa não tem esse enlevo da poesia, que nos faz especial. Porém a prosa tem a força do agora, do poder, do descobrir.
    Gostei muito do post.

    ResponderEliminar
  6. Olá, meu querido amigo ausente:)Fabuloso o teu post...divagando entre prosa e poesia.
    «Tem como característica tornar-se melódica e não pragmática, vivenciando a experiência do próprio entendimento do que é a poesia enquanto adjectivo capaz de caracterizar algo real, tangível, sensível. Nem toda a música é melódica, também a poesia é ritmo e pode ser um desafio, capaz de integrar o ruído?».
    Filosófico texto enquanto interrogativo.
    Adorei. Já tinha saudade de te ler. Continuas a escrever genialmante. Reparei que estás no facebook...mas com que nome? Já te procurei e não te encontro. Estou no facebook e queria pedir a tua amizade mas... não dou com o Francisco!!! Dá notícias. Uma amizade de tantos anos, não se pode deitar fora:) Bjito amigo.

    ResponderEliminar
  7. Francisco, ontem deixei, neste teu espaço, um comentário sobre três textos (microconto, conto e miniconto) e hoje volto aqui, por causa desse "ADJECTIVO"... Se a poesia se unir ao nome para determinar a sua significação, ela é um "adjectivo", obviamente. E já a tenho visto unida, por exemplo, ao "prosador", porque ela é uma sereia que o atrai e ele não quer tapar os ouvidos com cera nem fazer-se amarrar ao mastro. E mergulha com ela no mar profundo da prosa que "trata de tudo", mas não " de qualquer maneira".
    É belo vê-las (Poesia e Prosa...) caminhar juntas como duas velhas colegas de escola. E hoje estão cada vez mais próximas.
    Abraço
    Maria João Oliveira

    ResponderEliminar
  8. Gente linda, li, estive lendo, leio e não me canso de agradecer a V. presença. No texto de hoje, o seguinte... vejam roda-pé, é meu agradecimento. A_braços!!

    ResponderEliminar

Os comentários que receber serão pessoais, para receber resposta pessoal. Só divulgarei se contiverem esse pedido, justificando o seu motivo. O meu motivo é este, transformar a comunicação numa intenção íntima e (bem) pessoal.